Arquitetura

Aprenda a fazer uma construção “radicalmente” sustentável

HAUS
01/08/2016 22:48
Thumbnail

Escola sustentável com mais de 200 m² levantada no Uruguai pelo arquiteto norte-americano. Fotos: Earthship Biotecture/Tagma/Divulgação

Construir “edifícios radicalmente sustentáveis” é a expertise do arquiteto norte-americano Michael Reynolds. Considerado por muito como um visionário e por outros como um rebelde, o arquiteto tem impulsionado uma série de iniciativas experimentais em todos o mundo que primam pela reciclagem total dos materiais e pela autossuficiência completa das casas.
Em resumo: o profissional é craque em questionar todas as maneiras de projetar e construir da atualidade.
Dois de seus últimos trabalhos mostram exatamente em que consiste essa revolução que ele quer promover. É a escola sustentável de Jaureguiberry, no Uruguai, e a casa de Ushuaia, na Argentina.
Ele costuma utilizar materiais reciclados, como latinhas, garrafas e pneus. E instala sistemas que reutilizam água da chuva, reciclam os próprios resíduos e geram energia por meio do vento e do sol para o próprio aquecimento e resfriamento dos edifícios.
A casa sustentável em Ushuaia, por exemplo, que consiste em dois volumes cilíndricos de 50 m², foi levantada com 333 pneus, 3 mil latas de alumínio, 5 mil garrafas plásticas e 3 mil garrafas de vidro.
Como arquitetos, designers e engenheiros não estão acostumados com essas técnicas alternativas, Reynolds criou um curso para treinar profissionais que se interessam pela autossuficiência das construções. O treinamento acontece no México todos os anos e já atraiu mais de 600 pessoas ao longo dos anos.

Confira o vídeo que mostra de forma resumida as técnicas de Reynolds

Outro exemplo recente é a escola sustentável no Uruguai, que foi construída em sete semanas com 270 m².
O projeto uniu materiais reciclados, que representam 60% da estrutura, a materiais tradicionais.
Para aproveitar ao máximo a luz e a energia solar, o arquiteto criou um largo corredor envidraçado, que atua como distribuidor das três salas de aula e das duas alas de serviço da escola, projetando ao exterior uma simples e contundente fachada dominada pelo vidro e pela madeira.
Na parte sul, o edifício é fechado com um espesso muro de contenção feito a base de coberturas preenchidas com areia e pedregulho compactado. A estratégia, além de aumentar a inércia térmica, permite cobrir todo o sistema de reserva e coleta de água da chuva proveniente da cobertura.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!