Projeto

Arquitetura

Entidades defendem concurso público de arquitetura para Memorial Jaime Lerner

Luan Galani
23/08/2021 19:40
Thumbnail

Área da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, que integrará o Memorial Jaime Lerner, em Curitiba. | Arquivo/Leticia Akemi/HAUS

A regional paranaense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP/BR) e o deputado estadual Goura (PDT) emitiram notas em defesa da abertura de concurso público de projeto de arquitetura para a construção do Memorial Jaime Lerner, em homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista falecido no último dia 27 de maio.
A comunicação das duas entidades profissionais veio em resposta de um ofício preparado pelo deputado estadual do Paraná que pedia a opinião oficial das instituições sobre a possibilidade de Curitiba adotar um projeto para o memorial por meio de um concurso público, envolvendo a comunidade e possibilitando a elaboração de diferentes propostas.
Vista noturna da Pedreira Paulo Leminski, palco de shows nacionais e internacionais.
Vista noturna da Pedreira Paulo Leminski, palco de shows nacionais e internacionais.
Essas posturas públicas foram adotadas após o anúncio da intenção de criar um parque e memorial em homenagem a Lerner por parte da Prefeitura de Curitiba e de que o anteprojeto será desenvolvido em conjunto por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
No ofício expedido por Goura, ele destaca que esse tipo de certame está previsto na Lei Federal 8.666 de 1993 sem ônus a mais para o poder público e que o concurso de projeto é uma prática corrente em diversas cidades pelo mundo por ser uma modalidade que privilegia o critério de qualidade para a escolha do projeto, com maior transparência.
O memorial será composto pela integração da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski e do Farol das Cidades, no complexo atualmente denominado Parque das Pedreiras, que será rebatizado de Parque Jaime Lerner.
O memorial será composto pela integração da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski e do Farol das Cidades, no complexo atualmente denominado Parque das Pedreiras, que será rebatizado de Parque Jaime Lerner.
O CAU/PR, por meio de seu presidente, Milton Carlos Zanelatto Gonçalves, reconheceu a importância da construção do novo espaço através de um concurso de arquitetura: "Parabenizamos e apoiamos a iniciativa do concurso e da homenagem através do Memorial Jaime Lerner, que são relevantes à sociedade paranaense. O CAU/PR deseja sucesso e se coloca sempre à disposição da Assembleia Legislativa do Paraná para atender todos os assuntos de interesse da sociedade", finaliza o ofício do CAU/PR.
Já a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, por meio de sua presidente, Luciana Bongiovanni Martins Schenk, e de seu diretor, Alessandro Filla Rosanelli, escreve que ao longo de seus 45 anos "é notória defensora de que intervenções na paisagem, nas mais diferentes escalas e nos mais diversos ambientes, seja motivo de atuação profissional habilitada e sensível para que, assim, promova-se a devida valorização da Arquitetura da Paisagem no Brasil. Nesse sentido, manifestamo-nos com grande determinação em favor da realização de um concurso público para a criação de um memorial dedicado ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, em Curitiba".
Planta de projeto original para a Pedreira Paulo Leminski.
Planta de projeto original para a Pedreira Paulo Leminski.
Em resposta, por meio de ofício do dia 26 de julho, a Prefeitura de Curitiba, representada por Luiz Fernando de Souza Jamur, presidente em exercício do Ippuc, disse que qualquer iniciativa que busque homenagear Lerner será considerada pelo instituto. Destaca ainda que o Ippuc não é contrário à elaboração de concurso público de projetos para Curitiba, mas que a administração municipal já "possui em seu quadro profissionais gabaritados que tem por atribuição elaborar estudos e projetos arquitetônicos e urbanísticos para a cidade".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!