Arquitetura

Após 90 anos, escola de Arquitetura de Frank Lloyd Wright encerra atividades

HAUS*
03/02/2020 14:59
Thumbnail

Taliesin West, no Arizona, que por quase 90 anos foi sede da escola de Arquitetura. Foto: Christopher MichelSeguir/Flickr

Um dos ícones da arquitetura moderna americana (e mundial), a Escola de Arquitetura de Taliesin, na qual o arquiteto Frank Lloyd Wright morou e lecionou, irá encerrar suas atividades após 88 de funcionamento ininterrupto.
A notícia foi divulgada pelo Architect Magazine no fim deste mês de janeiro após um comunicado da escola informando que o primeiro semestre de 2020, quando se encerra o ano acadêmico, marcará também o fim definitivo de suas atividades.
A motivação para tanto vem da falta de um acordo entre a escola, creditada como Instituto de Ensino Superior, e a Fundação Frank Lloyd Wright, responsável pela gestão e manutenção do edifício projetado pelo arquiteto no deserto do Arizona (EUA), tido como uma de suas obras-primas, juntamente com a Casa da Cascata, o Museu de Guggenheim e tantas outras, que fizeram com que os edifícios fossem indicados para compor a lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Madeira, pedra e cimento marcam a estrutura da famosa casa que serviu de moradia a Wright. Foto: Christopher MichelSeguir/Flickr
Madeira, pedra e cimento marcam a estrutura da famosa casa que serviu de moradia a Wright. Foto: Christopher MichelSeguir/Flickr
Wright morou e lecionou na escola entre 1937 e 1959, ano de sua morte. A escola, porém, manteve suas atividades e recebeu cerca de 1,2 mil estudantes de todas as partes do mundo. Atualmente, cerca de 30 alunos frequentam a escola, que pretende transferi-los para a Escola de Design do Instituto Herberger de Design e Artes da Universidade Estadual do Arizona.
“Este é um dia triste não apenas para nossos alunos e funcionários. É um dia sombrio para todos os arquitetos e arquitetas. Com muito pesar estamos divulgando esta notícia, de que não chegamos a nenhum acordo com a Fundação Frank Lloyd Wright e por isso a Escola de Arquitetura de Taliesin fechará as suas portas e encerrará as suas atividades de forma definitiva. Sempre estivemos comprometidos em dar continuidade ao trabalho de Frank Lloyd Wright, transmitindo o seu legado às novas gerações de arquitetos. O espaço construído não é o único legado deixado por Wright, mas principalmente a sua maneira de encarar a atividade profissional e educar seus alunos para a vida, era isso o que procurávamos transmitir às novas gerações”, disse Dan Schweiker, Presidente do Conselho Administrativo da Escola de Arquitetura de Taliesin, em nota divulga pela instituição.
*Com informações do ArchDaily Brasil.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!