São Paulo

Arquitetura

Escola da Cidade completa 20 anos como uma das principais instituições de ensino de arquitetura no Brasil

Luan Galani
20/05/2022 13:12
Thumbnail
Quem manja minimamente de arquitetura sabe que Escola da Cidade é sinônimo de experimentação e ensino multidisciplinar de Arquitetura e Urbanismo de boa qualidade. Apesar de existir há 26 anos como associação no bairro da Vila Buarque, no Centro de São Paulo, é só agora que ela celebra 20 anos como instituição de ensino.
"A efeméride dará ensejo a uma série de eventos, encontros, debates, rememorações e homenagens que serão divulgadas em breve. Serão atividades especiais de ensino e cultura, remotas e presenciais, voltadas tanto à comunidade da Escola da Cidade quanto ao público em geral", resume em nota a direção da Escola.
Entre os eventos que já ocorreram, estão a exposição "SIAA – Protótipos", que exibe maquetes e projetos presentes no livro sobre o escritório de arquitetura SIAA, o primeiro da Coleção Arquitetos da Cidade, coeditada pela Editora Escola da Cidade e Edições Sesc SP, e a exposição "Lelé: um Projeto de Brasil", em homenagem ao arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, profissional que uniu concepção, projeto e construção com maestria, responsabilidade ambiental e diálogo entre geografia e temáticas complementares.
Além de sua importância natural para a arquitetura, Lelé é um dos primeiros homenageados neste ano por ter sido uma grande fonte de apoio e inspiração para o projeto pedagógico da Escola. Ele também dá nome à Fábrica-Escola de Humanidades, o ensino médio técnico, e inspirou também a criação do curso de pós-graduação Conceber e Construir. A exposição permanece na Galeria da instituição até 12 de junho.
"Desde quando nosso trabalho começou, na virada do milênio, procuramos transformar a vida de nossos estudantes, dando a eles não apenas o domínio de um ofício, como também, sobretudo, a possibilidade de se autoconhecerem e serem o que realmente querem ser. Fazemos nosso trabalho atentos à importância as técnicas sem jamais perder a consciência dos pesos poéticos da inspiração, da busca do bem comum e da polissemia da palavra arte”, defende a instituição em nota.
A Escola da Cidade ainda não divulgou seus próximos eventos. Mas basta acessar seu portal para ficar por dentro das novidades!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!