Arquitetura

Projeto de escola social brasileira é finalista de importante prêmio da arquitetura mundial

Sharon Abdalla*
12/09/2018 17:38
Thumbnail

Escola finalista do RIBA 2018 foi projetada pela Aleph Zero em parceria com o estúdio de design Rosenbaum. Foto: Leonardo Finotti / Divulgação | rosenbaum arquitetura 2017

Um escritório jovem, um designer renomado e um projeto inovador para uma escola no interior do Tocantis. A união destes três elementos fez do escritório curitibano de arquitetura Aleph Zero um dos quatro finalistas na disputa pelo Prêmio Internacional RIBA de 2018, um dos mais importantes e desejados da arquitetura mundial.
Para quem acompanha a trajetória profissional dos arquitetos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, à frente do escritório, a notícia divulgada pelo Royal Institute of British Architects (RIBA), que organiza a premiação, não foi nenhuma surpresa. Afinal, o projeto da escola construída na Fazenda Canuanã para a Fundação Bradesco em Formoso do Araguaia, em parceria com o estúdio de design Rosenbaum, coleciona honrarias ao redor do mundo. Entre elas estão o Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake AzkoNobel, o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura e o ArchDaily Building of the Year Awards, além da eleição do escritório como o mais promissor da arquitetura emergente pelo RIBA, em maio.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
“Ficamos muito surpresos [com a indicação] porque estávamos concorrendo com uma série de arquitetos que nós sempre estudamos e fomos eleitos por um júri que admiramos demais. No fundo não sabemos o que significa, porque não esperávamos. O projeto não foi feito para isso, mas sim para atender aquelas crianças, isso é o fundamental no nosso trabalho: a função social que tentamos exercer”, avalia Gustavo Utrabo. “Outro ponto que acabo repetindo, e que acho superimportante, é que os prêmios ajudam a colocar este trabalho e a arquitetura brasileira em uma discussão mais ampla, em um panorama internacional”, completa.
Foto: Aleph Zero/Divulgação
Foto: Aleph Zero/Divulgação

Premiação

O Prêmio Internacional RIBA é bienal e tem por objetivo destacar o edifício “mais inspirador e significativo” do mundo a partir de critérios que incluem “excelência em desenho, ambição arquitetônica e impacto social significativo”. Os quatro finalistas foram escolhidos entre os 20 melhores novos prédios do mundo destacados pelo RIBA Awards for International Excellence, divulgado também em maio.
Foto
Foto
Além do projeto assinado pelos curitibanos do Aleph Zero, concorrem um edifício construído em Budapeste, na Hungria, assinado pelo escritório irlandês O’Donnell + Tuomey, a escola de música Toho Gakuen, de Nikken Sekkei, em Tóquio, e o edifício residencial Il Bosco Verticale, em Milão, do Boeri Studio.
foto
foto
“Enquanto estes quatro edifícios estão em diferentes fusos horários e continentes, como toda grande arquitetura eles compartilham qualidades comuns. Principalmente, suas sensibilidades aos entornos e suas capacidades de resposta às necessidades específicas das pessoas que irão usá-los”, destaca Ben Derbyshire, presidente do RIBA.
foto
foto
O projeto vencedor será anunciado em 29 de novembro por um júri que inclui nomes como Elizabeth Diller (da Diller Scofidio + Renfro), Joshua Bolchover (da Rural Urban Framework), Gloria Cabral (do Gabinete de Arquitectura), Peter Clegg (da Feilden Clegg Bradley Studios) e Kazuyo Sejima (do Sanaa).
*Com informações do ArchDaily Brasil.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!