Escritório paulista faz doação de sobras de obra pelo Instagram

Tria Arquitetura aproveitou o engajamento forte na rede social para dar melhor destino para peças em funcionamento; qualquer pessoa pode solicitar a doação

Foto: Bigstock

por *Camila Machado

23/01/2019

compartilhe

O que não faz mais sentido para uma pessoa , pode fazer para outra. Essa foi a máxima usada pelas arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida quando resolveram doar, pela conta do Instagram do escritório Tria Arquitetura (@triaarquitetura), sobras da obra de um apartamento em São Paulo que estão reformando.

>>> Série de livros incentiva crianças a pensar em arquitetura e urbanismo desde cedo

O que vai fora sempre nos incomodou, já que tem muita coisa ainda em funcionamento. Queríamos fazer esse escoamento das sobras de uma maneira mais responsável, mas não sabíamos qual canal usar, pensando também no custo que a ação poderia nos trazer”, explicou Marina. A solução encontrada pela dupla foi compartilhar com seus mais de 40 mil seguidores a angústia e encontrar novos donos para vasos sanitários, torneiras, chuveiros, luminárias, pias e tanques, tudo em perfeito estado de uso.

Duchas, chuveiros, vasos sanitários e luminárias estão entre as doações. Foto: Tria Arquitetura

“Bora reciclar e dar novos significados para ´velhas´ coisas?”, foi a chamada que as sócias usaram para engajar os seus seguidores, que responderam de imediato. “Colocamos o stories no ar na última sexta-feira (18) e já tivemos uma procura grande. Restam poucas peças”, declaram.

>>> Museu Nacional ganha projeto em Lego com renda revertida para sua reconstrução

Esta foi a primeira ação desse tipo que a Tria Arquitetura promoveu, mas novas doações estão sendo programadas. “Nesse caso específico, é um projeto de apartamento mais antigo que está sendo reformado. Por isso, a peças também são mais antigas, mas perfeitamente usáveis. Haverá outros casos, inclusive, de repasse de peças nunca utilizadas, como os da reforma de apartamentos novos”, explica Marina.

Quem pode receber as doações

>>> Arquitetos sugerem projeto para abrigar 50 mil pessoas no Palácio de Buckingham”

Os interessados em receber as doações devem entrar em contato com o escritório por telefone ou por mensagem direta na rede social. “A ideia inicial era manter um canal direto com os nossos clientes e parceiros, e usar a nossa rede mais forte, que é o nosso perfil no Insta. No entanto, qualquer pessoa ou organização pode solicitar [a doação]”, afirmam.

A retirada dos itens fica por conta de quem receberá a doação, sendo que as obras assinadas pelas arquitetas são, geralmente, realizadas em São Paulo.

*Especial para a Haus. 

LEIA TAMBÉM:

Sete projetos mostram como uma reforma bem planejada revoluciona e dá vida nova à casa

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você