Laje de Pedra

Arquitetura

Escritório de renome internacional assina revitalização de hotel de luxo na Serra Gaúcha

Sharon Abdalla
30/04/2021 21:26
Thumbnail
Uma vista deslumbrante e quase 400 quartos cercados pela exuberância da Serra Gaúcha. Estes serão alguns dos atributos do novo Hotel Laje de Pedra, em Canela (RS), que passa por um processo de renovação e expansão com projeto do renomado escritório Perkins&Will.
Projetado pelo arquiteto Edgar Albuquerque Graeff, o hotel foi inaugurado em 1978 e se tornou um dos ícones da região ao receber grandes e importantes eventos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992. No ano passado, no entanto, fechou as portas devido à pandemia da Covid-19 e foi comprado pela empresa LPD Canela Empreendimentos e Participações, que está investindo cerca de R$ 500 milhões na revitalização do complexo hoteleiro.
"É um hotel que, por estar em declínio, não tinha toda a sua estrutura plenamente ocupada e nem manutenção das mesmas [realizada]. Além de precisar de manutenção, toda essa estrutura está superada em termos de equipamentos internos, soluções de layout e equipamentos de áreas comuns de que um bom hotel precisa", conta Giovanni Campari, gerente de projetos do escritório.
Desta forma, quase a totalidade da edificação será atualizada, incluindo aqui elétrica, hidráulica, iluminação, revestimentos e mobiliário. "O edifício tem um valor arquitetônico importante. Uma característica marcante dele é a modulação das janelas em arco na fachada. [Vamos] proteger esses arcos e manter a estrutura em concreto que marcaram o passado glorioso do hotel e também serão um marco para esta nova fase dele", acrescenta o arquiteto.

Expansão

Além da revitalização das estruturas existentes, o programa prevê sua expansão e a inserção de novas áreas e serviços. Serão quatro restaurantes - antes havia apenas um -, um bar lounge, brinquedoteca e área wellness, com spa e academia. Teatro, cinema e centro de convenções também integram as áreas do hotel, além de uma grande praça central e nova recepção.
"A nova recepção está posicionada nesta praça, de frente para o Vale do Quilombo, e será marcada por um grande grelha em madeira, que [funcionará como centro] da área de encontro social do hotel", detalha Giovanni. As duas piscinas são outros elementos de destaque no projeto, pois ambas possibilitam uma vista privilegiada do vale por meio da borda infinita ou de sua localização, à beira do penhasco.
Para a fase dois do projeto, ainda está prevista a construção de outras três edificações, que irão comportar mais 204 unidades (totalizando 366 apartamentos, entre 48 m² e 108 m²) e novas áreas de estacionamento.
"Será a transformação das estruturas atuais em um conjunto de altíssimo padrão inédito para a região Sul do país em termos de instalações, pois o Laje de Pedra será o primeiro hotel com padrão [6 estrelas] na região", finaliza o arquiteto da Perkins&Will.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!