i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Estações de metrô de Salvador são finalistas de prêmio internacional de arquitetura

  • PorHAUS
  • 27/07/2017 12:51
Com estrutura metálica padronizada, o projeto foi aplicado a nove estações da linha 2 do metrô de Salvador. Foto: Diego Viana Gomes/Divulgação
Com estrutura metálica padronizada, o projeto foi aplicado a nove estações da linha 2 do metrô de Salvador. Foto: Diego Viana Gomes/Divulgação| Foto:

O projeto de nove estações do metrô de Salvador foi indicado na categoria “transporte” para o prêmio do World Architecture Festival (WAF) 2017. Projetadas pela JBMC Arquitetura e Urbanismo, as “estações típicas” compõem a linha 2 do sistema metroviário da capital baiana.

De acordo com o escritório, essas estações otimizam a utilização de luz natural e ventilação para diminuir o gasto energético. Todas elas foram padronizadas e o escritório adaptou cada uma ao local em que seria construída. “A decisão de fazer estações muito semelhantes entre si racionalizou a construção, o que permitiu um prazo de execução mais curto e um custo mais baixo“, explica o arquiteto Emiliano Homrich, um dos 14 profissionais envolvidos no projeto. Como estão localizadas ao longo de uma mesma avenida, essa padronização também cria uma identidade visual.

O projeto arquitetônico favorece a entrada de ar e luz natural como forma de reduzir o gasto energético das estações. Foto: Divulgação
O projeto arquitetônico favorece a entrada de ar e luz natural como forma de reduzir o gasto energético das estações. Foto: Divulgação

Cada uma das unidades tem mais de 9 mil m² de área. A amplitude do projeto explica a quantidade de profissionais envolvidos nele. Além dos 14 arquitetos, outros 25 colaboradores e quatro estagiários participaram do desenvolvimento. Para Homrich, o grande desafio de projetar uma estrutura tão grande é encaixá-la no entorno. “É preciso que se entenda o contexto da paisagem, as relações de escala, a acessibilidade nos percursos naturais das pessoas. No caso de estações de metrô, precisamos ainda ter foco na segurança e no conforto dos usuários.”

As nove estações estão localizadas na mesma avenida de Salvador. Foto: Divulgação
As nove estações estão localizadas na mesma avenida de Salvador. Foto: Divulgação

Inspiração e inovação

Os principais materiais utilizados nas estações foram pilares e lajes de concreto pré-moldados e uma cobertura de telhas metálicas autoportantes. Segundo Homrich, essa é uma das grandes inovações do projeto. “Essas telhas dispensam estrutura de sustentação e são conformadas diretamente no canteiro de obras, agilizando muito o processo de construção”, detalha. A inclinação dos módulos usados para cobrir as estações permite a entrada de ar e iluminação natural.

Apesar da novidade do processo e dos materiais, o arquiteto diz que a JBMC não acredita em “soluções mágicas”. A inspiração para os projetos vem mesmo das vivências reais do cotidiano e das características de cada nova obra. “Queremos que os usuários se sintam em comunhão com a sua cidade, que as estações sejam uma parte positiva da experiência de viver ou visitar Salvador. Para isso, nos preocupamos em produzir um espaço conectado com a natureza e a cultura da Bahia.” A premiação do WAF 2017 será realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, em Berlim, Alemanha.

LEIA TAMBÉM

Praças e viadutos abandonados de Curitiba podem virar espaços de arte e lazer

Marco arquitetônico de Nova York renasce depois de quase ser demolido

Inspirado em projeto nazista, aeroporto de Curitiba foi criado para ser base aérea dos EUA

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.