Arquitetura

Estações de metrô de Salvador são finalistas de prêmio internacional de arquitetura

HAUS
27/07/2017 18:51
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Com estrutura metálica padronizada, o projeto foi aplicado a nove estações da linha 2 do metrô de Salvador. Foto: Diego Viana Gomes/Divulgação

O projeto de nove estações do metrô de Salvador foi indicado na categoria “transporte” para o prêmio do World Architecture Festival (WAF) 2017. Projetadas pela JBMC Arquitetura e Urbanismo, as “estações típicas” compõem a linha 2 do sistema metroviário da capital baiana.
De acordo com o escritório, essas estações otimizam a utilização de luz natural e ventilação para diminuir o gasto energético. Todas elas foram padronizadas e o escritório adaptou cada uma ao local em que seria construída. “A decisão de fazer estações muito semelhantes entre si racionalizou a construção, o que permitiu um prazo de execução mais curto e um custo mais baixo“, explica o arquiteto Emiliano Homrich, um dos 14 profissionais envolvidos no projeto. Como estão localizadas ao longo de uma mesma avenida, essa padronização também cria uma identidade visual.
O projeto arquitetônico favorece a entrada de ar e luz natural como forma de reduzir o gasto energético das estações. Foto: Divulgação
O projeto arquitetônico favorece a entrada de ar e luz natural como forma de reduzir o gasto energético das estações. Foto: Divulgação
Cada uma das unidades tem mais de 9 mil m² de área. A amplitude do projeto explica a quantidade de profissionais envolvidos nele. Além dos 14 arquitetos, outros 25 colaboradores e quatro estagiários participaram do desenvolvimento. Para Homrich, o grande desafio de projetar uma estrutura tão grande é encaixá-la no entorno. “É preciso que se entenda o contexto da paisagem, as relações de escala, a acessibilidade nos percursos naturais das pessoas. No caso de estações de metrô, precisamos ainda ter foco na segurança e no conforto dos usuários.”
As nove estações estão localizadas na mesma avenida de Salvador. Foto: Divulgação
As nove estações estão localizadas na mesma avenida de Salvador. Foto: Divulgação

Inspiração e inovação

Os principais materiais utilizados nas estações foram pilares e lajes de concreto pré-moldados e uma cobertura de telhas metálicas autoportantes. Segundo Homrich, essa é uma das grandes inovações do projeto. “Essas telhas dispensam estrutura de sustentação e são conformadas diretamente no canteiro de obras, agilizando muito o processo de construção”, detalha. A inclinação dos módulos usados para cobrir as estações permite a entrada de ar e iluminação natural.
Apesar da novidade do processo e dos materiais, o arquiteto diz que a JBMC não acredita em “soluções mágicas”. A inspiração para os projetos vem mesmo das vivências reais do cotidiano e das características de cada nova obra. “Queremos que os usuários se sintam em comunhão com a sua cidade, que as estações sejam uma parte positiva da experiência de viver ou visitar Salvador. Para isso, nos preocupamos em produzir um espaço conectado com a natureza e a cultura da Bahia.” A premiação do WAF 2017 será realizada entre os dias 15 e 17 de novembro, em Berlim, Alemanha.

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