Arquitetura

Arquitetura

Estudante vence concurso regional e terá projeto executado por incorporadora em Curitiba

HAUS
09/12/2020 12:30
Thumbnail
Com o projeto Praça Linked, a estudante de Arquitetura e Urbanismo Jessica Thaise Kasmirski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), venceu o concurso regional promovido pelo Atelier 1901 e pelo Linked e, como prêmio, o verá executado no novo empreendimento da STM Empreendimentos: o Linked Paiol II.
Eleito entre trabalhos inscritos por 105 estudantes de toda a região Sul, o projeto desenvolvido por Jessica para uma das áreas externas do novo edifício propõe a integração de espaços e a maior convivência entre os futuros moradores e também seus vizinhos, que habitam o Linked Paiol I (edifício que será conectado à nova construção), por meio de uma praça. Segundo Jéssica, ela foi pensada para ser, em uma microescala, um espaço público que permite encontros e a realização de outras atividades.
"A escolha de integração entre os dois edifícios não havia sido revelada inicialmente, mas se confirmou como uma opção acertada para a proposta”, pontua a estudante, em nota. Isso será possível pela configuração do espaço, que permite a realização de atividades individuais sem que se perca a possibilidade de interação entre os moradores que usufruírem dela.
Com conceito moderno, o projeto traz cores divertidas e evolventes, como o laranja, também presente no logo dos empreendimentos Linked. A sensação de acolhimento e o caráter lúdico, por sua vez, são garantidos pelo mobiliário, telas de alambrado, plantas trepadeiras e redes, em linha ao estilo de vida do público-alvo do empreendimento, direcionado a jovens estudantes.
“De forma precisa, o projeto conseguiu captar a essência dos nossos empreendimentos, criando formas de relacionar não só moradores de um Linked, mas ambos os edifícios”, avalia Ari Stechman Neto, CEO do Linked e sócio diretor da STM Empreendimentos. “Vamos utilizar esse formato para os demais Linkeds. Foi bastante interessante e animador perceber que a proposta do Linked foi compreendida por todos os participantes do concurso, com soluções muito originais nos projetos apresentados", acrescenta em nota.

Prêmio

Além da execução do projeto no empreendimento, que tem início das obras previsto para o segundo semestre de 2021, a estudante Jessica recebeu um prêmio em dinheiro e também um contrato de incubação com o Atelier 1901, primeira incubadora para arquitetos recém-formados do país, onde poderá realizar atividades de capacitação e mentoria.
“Tanto o apoio e colaboração do Atelier 1901 na primeira etapa [do concurso], como a mentoria com a arquiteta Talita Nogueira, na segunda, foram essenciais para o desenvolvimento do projeto. Acredito que, com a proposta executada e como incubada do Atelier 1901, poderei ter suporte para o meu início de carreira”, prevê Jessica.
Os segundo e terceiro colocados, Gabriela Honório Venetikides, Gabryelle Canha e Jairo Halluch, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e André Briquese Gomes e Rebeca Rodrigues, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), respectivamente, também serão agraciados com contratos de incubação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!