Estudantes homenageiam Artigas com intervenção urbana

Exposição em um muro na Rua Jaime Reis tem figuras de obras e até um retrato do arquiteto paranaense, que teria completado 100 anos em junho

Intervenção urbana que destaca Vilanova Artigas está na Rua Jaime Reis, em Curitiba. Foto: Estudiograma

por Gazeta do Povo

02/07/2015

compartilhe

Em homenagem ao centenário de nascimento do arquiteto paranaense João Batista Vilanova Artigas, o grupo Estudiograma – formado pelo arquiteto e urbanista Vítor Jun Takahashi e cinco estudantes do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – realizaram uma intervenção em um muro da Rua Jaime Reis, no bairro São Francisco, em Curitiba.

O grupo usou a técnica do lambe-lambe para dividir a parede, de responsabilidade do Fidel Bar, em nove partes, com imagens de obras do arquiteto, além de um retrato do próprio Artigas.

Para o Estudiograma, coletivo que atua nas relações das pessoas com os espaços construídos por meio da arquitetura, do audiovisual e da fotografia, Artigas é uma referência e por isso, merecia a homenagem. “Ao lado de Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, Artigas foi um dos três grandes mestres modernistas da arquitetura brasileira. Consideramos o paranaense o mais completo deles pois atuava também no âmbito acadêmico. Tinha paixão pelo ensino e pregava que os arquitetos fossem atuantes politicamente”, explica Takahashi.

intervenção-artigas2

Grupo de estudantes da UFPR usaram a técnica do lambe-lambe para homenagear Artigas em rua do bairro São Francisco

A próxima intervenção do Estudiograma, formado também por Alexandre Kenji Okabaiasse, Marcelo Miotto, Rodolfo Scuiciato, Edison Roberto Massei Filho e Felipe Santos Gomes será no muro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). “Vamos causar curiosidade, A intenção é que as pessoas parem para olhar, esse é o nosso objetivo”, conta Okabaiasse.

Curiosamente foi o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, quem se deparou com a exposição. É claro que ele parou para observar ainda mais sendo uma homenagem ao arquiteto e urbanista que foi o Patrono da primeira gestão do Conselho, entre 2012 e 2014. “O Artigas continua nos surpreendendo! A rua é o espaço da arquitetura. Essa manifestação do Estudiograma reacendeu esse debate. Nossa intenção é levar essa ideia para a sociedade, então fizemos o convite para o grupo realizar uma intervenção no nosso muro também. Foi uma bela inciativa, por isso resolvemos apoiar”, disse Navolar.

Além das intervenções urbanas, o grupo também está produzindo um curta-metragem sobre a Casa Niclewicz, que fica no bairro Seminário e é uma das duas residências projetadas por Vilanova Artigas que ainda continua em pé, em Curitiba.

O filme, de aproximadamente dois minutos, também deve ser lançado nos próximos dias.

Já a intervenção ficará em exposição no muro do Fidel Bar (Rua Jaime Reis, 320, São Francisco) até o dia 13 de julho.

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você