Arquitetura

Arquitetura

Estudantes da UFPR ganham concurso nacional para requalificar associação de reciclagem

Luan Galani
12/01/2022 19:53
Thumbnail

Projeto vencedor para a associação Eco Frank é de autoria de Amanda Sayuri Hashimoto, Gabriela Simm Stanga e Leonardo Costa Monte Júnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foram divulgadas as propostas vencedoras do concurso nacional de projeto de qualificação de uma área de lazer da Eco Frank, uma associação de materiais recicláveis do Uberada, em Curitiba. A inscrição estava aberta apenas para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Ao todo foram inscritas 31 equipes de quatro estados brasileiros (PR, SC, PA e RS), representando 14 faculdades. O concurso foi idealizado pela Modular Jr., empresa júnior de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A proposta vencedora é a de nº 449621764, composta por Amanda Sayuri Hashimoto, Gabriela Simm Stanga e Leonardo Costa Monte Júnior, da UFPR, devido a boa utilização dos espaços, uso de soluções economicamente viáveis e de acordo com a realidade da associação, proporcionando um projeto que se encaixa no programa base. Destaca-se, ainda, a valorização da cultura local, com a utilização de grafite como um elemento de destaque, uma proposta coerente e que será de fato utilizada e bem aproveitada pelos associados da Eco Frank.
Área interna do projeto vencedor para a associação do Uberaba.
Área interna do projeto vencedor para a associação do Uberaba.
O segundo colocado foi o projeto de nº 450923728, composto por Jéssica Thaise Kasmirski Pessatti, da UFPR. Ele se destaca pela criação de um pátio na área de intervenção interna e propôs uma boa solução para a questão de ventilação junto aos banheiros. Ressalta-se, ainda, na área de intervenção externa, a criação de uma aproximação da rua com o interior da associação, por meio de uma abertura na fachada.
Perspectiva do projeto que ficou em 2º lugar no concurso.
Perspectiva do projeto que ficou em 2º lugar no concurso.
O terceiro colocado foi o projeto de nº 451676846, de Christian Ferreira de Oliveira e Maria Luiza Dias Ballarotti, também da UFPR. O projeto destaca a criação de ambientes integrados e coerentes, ambas as áreas de intervenção apresentam uma união e um nexo. Projeto de alta qualidade e de ótima utilização dos recursos representativos e diagramação da prancha.
Projeto que recebeu 3º lugar no concurso.
Projeto que recebeu 3º lugar no concurso.
A comissão julgadora levou em conta os seguintes critérios na avaliação: a economia e viabilidade técnico-construtiva, qualidade da apresentação, clareza, coerência, funcionalidade e atendimento ao programa de atividades, aspectos plásticos, estéticos, simbólicos e éticos, originalidade, segurança, acessibilidade e sustentabilidade.
A banca de jurados contou com seis especialistas: Ana Priscilla Romero, arquiteta, mestra em Sustentabilidade na Construção Civil; Fabio Domingos Batista, professor do curso de Arquitetura da FAE e sócio do escritório Grifo Arquitetura; Andrea Berriel, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR; Ormy Hutner Junior, sócio do escritório Tellus Arquitetura e conselheiro do CAU/PR; Ana Flavia Bassani, arquiteta e urbanista, proprietária do escritório Cotí Arquitetura; e Renato Silva, presidente da associação Eco Frank.
A elaboração do projeto executivo do projeto vencedor será realizada nos próximos meses em conjunto com a Modular Jr. e a arquiteta e professora da UFPR Andrea Berriel.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!