Arquitetura

Evento gratuito traz fotógrafo português para participar de concurso, oficina e palestra sobre petit-pavé

HAUS
27/07/2018 22:21
Thumbnail

As calçadas de mosaico português ou petit-pavé, presentes em Portugal e vários outros países, são marca registrada do centro de Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo | gazeta

Calçamento tradicional presente nas cidades desde o Império Romano, o petit-pavé divide opiniões também em Curitiba. Também conhecido como mosaico português, a calçada é considerada por especialistas como patrimônio cultural e será tema de um grande evento nos dias 28 e 29 de agosto, com concurso de fotografia, duas oficinas de desenho e palestra com o prestigiado fotógrafo português Ernesto Matos, entre outros convidados.
Batizado de “Calçadas Portuguesas: a arte sob os nossos pés”, o evento será realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro Universitário, em parceria com o Observatório do Patrimônio Cultural de Curitiba.
Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo/Arquivo
Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo/Arquivo
Em Curitiba, de acordo com o arquiteto Key Imaguire Junior, sumidade em história da arquitetura, as calçadas de petit-pavé estão mal conservadas, sem condição de apreciação. “A presença desse calçamento aqui é particularmente importante por ser o único remanescente do Movimento Paranista das primeiras décadas do século 20“, explica o professor decano da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Todas as questões de acessibilidade precisam ser providenciadas, conforme as regras, mas também precisa-se atentar para a importância cultural e histórica dos mosaicos”, lembra Key.
O concurso de fotografia será online, pelo Instagram, através de uma hashtag específica, em que os participantes poderão divulgar seu olhar sobre as calçadas de Curitiba. Depois de visitas técnicas, o fotógrafo português convidado vai escolher uma das fotos para ser premiada no dia da palestra principal, como conta Adriane Cordoni Savi, coordenadora do curso de Arquitetura da FAE.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!