
Nas redes sociais, nos sites noticiosos, nos museus, nos podcasts, nas rodas de conversa. Para cada lado que se olhe, só se fala dela: a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna. E não é para menos. Exaltada por uns, considerada uma espécie de mito por outros, não há como negar a importância do movimento e a presença dele no imaginário popular passados cem anos de sua realização.
São tantos os eventos em sua homenagem que fica até difícil listar todos eles sem correr o risco de deixar algum (ou alguns) de fora. A seguir você confere sete entre os principais deles, realizados em São Paulo (SP), capital que recebeu a Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. Confira!
Ciclo de encontros "A (des)construção social da Semana de Arte Moderna e sua atualidade cem anos depois"
Organizado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o ciclo irá contemplar cinco encontros on-line (quinzenais) que terão como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o evento, conhecido como "marco fundante" do modernismo no Brasil, e seu legado. Os encontros serão realizados a partir de 21 de fevereiro, sempre às segundas-feiras, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
“Semana sim, semana não: paisagens, corpos e cotidianos entre um século”
Com abertura nesta segunda-feira (14), a exposição reúne obras das décadas de 1920 e 1930 de artistas modernistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, além de mobiliários do arquiteto Gregori Warchavchik e do pintor, escultor e gravurista Lasar Segall. A mostra tem curadoria de Germano Dushá e ocorre na Casa Zalszupin, espaço cultural administrado pela Etel e pela galeria Almeida & Dale. A exposição segue até 12 de março com visitas de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 17h, com agendamento prévio.
"Era uma vez o moderno"
Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, a mostra reúne diários, manuscritos, cartas, fotografias e obras de artistas e intelectuais que fizeram parte das diversas iniciativas que culminaram no modernismo brasileiro, localizadas entre as décadas de 1910 e 1944. A curadoria é Luiz Armando Bagolin e de Fabrício Reiner e apresenta mais de 300 obras. A exposição segue em cartaz até 29 de maio, com entrada gratuita.
Theatro Municipal
Palco dos eventos que sacudiram o país e as artes nacionais, o Theatro Municipal de São Paulo não poderia ficar de fora das celebrações ao centenário da Semana de 22. Até o próximo dia 17, será apresentada uma programação especial que inclui apresentações da Osquestra Sinfônica Municipal, do Balé da Cidade, do Coral Paulistano, entre outras. Shows, ciclo de encontros e saraus também compõem a programação.
"Brasilidade Pós-Modernismo
Em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a mostra reúne, até 7 de março, trabalhos de 51 artistas contemporâneos, ressaltando características e heranças do legado artístico deixado pelo movimento moderno. Entre eles estão nomes como Tunga, Adriana Varejão e Cildo Meireles, para citar alguns. A entrada é gratuita.
"Modernismo: destaques do acervo"
Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo até 31 de dezembro, a mostra apresenta mais de 130 obras de artistas ligados ao movimento modernista, apresentadas em diferentes áreas do museu. Entre elas, destacam-se as obras "Antropofagia", de Tarsila do Amaral, e "Amigos", assinada por Di Cavalcanti e exposta durante a Semana de Arte Moderna.
Modernidade fora de foco: foto e filme no Brasil, 1889-1930
O Instituto Moreira Salles irá inaugurar em setembro de 2022 uma exposição sobre a produção fotográfica durante a Primeira República tendo como foco o processo de urbanização das cidades brasileiras, que também esteve presente nas discussões propostas pela Semana de 22. A abertura está prevista para 13 de setembro, e a mostra deverá seguir em cartaz até 26 de fevereiro de 2023.
-
A Suprema Corte americana dá exemplo para o mundo
-
Leis-gatilhos, discussões nos legislativos estaduais: os próximos passos depois de Roe vs. Wade cair
-
Por que os argumentos sobre “autonomia corporal” e “parto forçado” não justificam o aborto
-
Aborto em SC: delegado afirma que pai do bebê é adolescente; dado foi ocultado por jornal
Casa Cor Paraná 2022 abre as portas neste domingo (26) para visitação
São Paulo vai receber hotel galeria de luxo de R$ 32 milhões
Piso aquecido é tema de evento que reuniu arquitetos e designers no Shopping Crystal
Arquitetos fazem bazar de roupas e sorteio de obras de arte para reconstruir casas destruídas pelo fogo