Arte Moderna

Arquitetura

Eventos e exposições resgatam, discutem e ressignificam a Semana de 22; confira a programação

HAUS
14/02/2022 15:21
Thumbnail

Painel por John Graz e mobiliário por Lasar Segall em exposição na Casa Zalszupin.

Nas redes sociais, nos sites noticiosos, nos museus, nos podcasts, nas rodas de conversa. Para cada lado que se olhe, só se fala dela: a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna. E não é para menos. Exaltada por uns, considerada uma espécie de mito por outros, não há como negar a importância do movimento e a presença dele no imaginário popular passados cem anos de sua realização.
São tantos os eventos em sua homenagem que fica até difícil listar todos eles sem correr o risco de deixar algum (ou alguns) de fora. A seguir você confere sete entre os principais deles, realizados em São Paulo (SP), capital que recebeu a Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. Confira!

Ciclo de encontros "A (des)construção social da Semana de Arte Moderna e sua atualidade cem anos depois"

Organizado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o ciclo irá contemplar cinco encontros on-line (quinzenais) que terão como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o evento, conhecido como "marco fundante" do modernismo no Brasil, e seu legado. Os encontros serão realizados a partir de 21 de fevereiro, sempre às segundas-feiras, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

“Semana sim, semana não: paisagens, corpos e cotidianos entre um século”

Com abertura nesta segunda-feira (14), a exposição reúne obras das décadas de 1920 e 1930 de artistas modernistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, além de mobiliários do arquiteto Gregori Warchavchik e do pintor, escultor e gravurista Lasar Segall. A mostra tem curadoria de Germano Dushá e ocorre na Casa Zalszupin, espaço cultural administrado pela Etel e pela galeria Almeida & Dale. A exposição segue até 12 de março com visitas de 2ª a 6ª-feira, das 10h às 17h, com agendamento prévio.

"Era uma vez o moderno"

Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, a mostra reúne diários, manuscritos, cartas, fotografias e obras de artistas e intelectuais que fizeram parte das diversas iniciativas que culminaram no modernismo brasileiro, localizadas entre as décadas de 1910 e 1944. A curadoria é Luiz Armando Bagolin e de Fabrício Reiner e apresenta mais de 300 obras. A exposição segue em cartaz até 29 de maio, com entrada gratuita.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São Paulo abrigou os eventos da Semana de Arte Moderna.
O Theatro Municipal de São Paulo abrigou os eventos da Semana de Arte Moderna.
Palco dos eventos que sacudiram o país e as artes nacionais, o Theatro Municipal de São Paulo não poderia ficar de fora das celebrações ao centenário da Semana de 22. Até o próximo dia 17, será apresentada uma programação especial que inclui apresentações da Osquestra Sinfônica Municipal, do Balé da Cidade, do Coral Paulistano, entre outras. Shows, ciclo de encontros e saraus também compõem a programação.

"Brasilidade Pós-Modernismo

Em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a mostra reúne, até 7 de março, trabalhos de 51 artistas contemporâneos, ressaltando características e heranças do legado artístico deixado pelo movimento moderno. Entre eles estão nomes como Tunga, Adriana Varejão e Cildo Meireles, para citar alguns. A entrada é gratuita.

"Modernismo: destaques do acervo"

Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo até 31 de dezembro, a mostra apresenta mais de 130 obras de artistas ligados ao movimento modernista, apresentadas em diferentes áreas do museu. Entre elas, destacam-se as obras "Antropofagia", de Tarsila do Amaral, e "Amigos", assinada por Di Cavalcanti e exposta durante a Semana de Arte Moderna.

Modernidade fora de foco: foto e filme no Brasil, 1889-1930

O Instituto Moreira Salles irá inaugurar em setembro de 2022 uma exposição sobre a produção fotográfica durante a Primeira República tendo como foco o processo de urbanização das cidades brasileiras, que também esteve presente nas discussões propostas pela Semana de 22. A abertura está prevista para 13 de setembro, e a mostra deverá seguir em cartaz até 26 de fevereiro de 2023.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!