Retrofit em Turim

Arquitetura

Abandonada há 20 anos, ex-sede dos Bombeiros se transforma em albergue 5 estrelas

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
01/06/2020 11:00
Thumbnail

Antiga sede do Corpo de Bombeiros em Turim foi restaurada e readaptada para um albergue . | Pepe Fotografia / Divulgação

Quem afirma que albergues não estão à altura de turistas exigentes, engana-se. Prova disso é a rede Combo, que levou para a Itália o conceito de bom, bonito e barato em matéria de hospedagem. Depois de Veneza e Milão, desde o início do mês de janeiro Turim, no norte do país, abriga o mais novo empreendimento do empresário Michele Denegri que une sofisticação, inovação e principalmente preservação arquitetônica.
A ex-sede do Comando do Corpo de Bombeiros, abandonada há mais de 20 anos, no centro de Turim, na tradicional Porta Palazzo, onde está a maior feira livre da Europa, se transformou em um refúgio original para aventureiros de todas as idades.
As raízes históricas do edifício, construído em 1883, foram mantidas em um esforço de sinergia que uniu o talento do arquiteto norueguês Ole Sondresen ao toque refinado da designer de interiores torinense Helga Faletti. "Nós nos baseamos no chamado adaptive reuse (adaptar e reciclar). Assim reduzimos o impacto ambiental. E aproveitamos para valorizar a mão de obra artesanal local com móveis realizados por profissionais da região", explica a designer italiana.
Elegância com simplicidade e informalidade. Cores vivas. Materiais rústicos. Uma combinação que exalta ainda mais a identidade cultural do prédio que internamente ganhou vida com espaços amplos e acolhedores. Dos 7 mil metros quadrados, 2,5 mil foram destinados ao que Helga Faletti chama de coração da estrutura e que foi dividido em várias áreas. "Uma ampla sala que faz com que o hóspede se sinta em casa. E não só. Já que nesse espaço também são bem-vindos clientes externos", explica.
No centro do ambiente, uma mini-estação de rádio, ligada 24 horas por dia, uma área para trabalhar e degustar um bom café, e uma sala com equipamento de áudio e vídeo disponível para eventos e festas, sem falar no mini-teatro para shows de artistas locais e internacionais.
"A decoração é convidativa. E isso faz das áreas comuns do Combo algo muito particular. Peças únicas feitas sob medida como as grandes mesas em madeira, sofás revestidos em tecido de algodão super confortáveis e cadeiras super originais realizadas com plástico reciclável da Faire, uma marca mexicana", elenca Helga.
Logo na entrada, o visitante se depara com um enorme silo, usado para armazenar água do antigo comando dos bombeiros. É exatamente nesse ponto que é feito o self-check. "É uma forma de conservar a história do local. Ainda mantivemos os canos de emergência por ondem os bombeiros desciam", descreve a profissional que conservou as paredes em concreto e fez uso da cor vermelha para dar uma identidade à obra.
O segundo e terceiro andar foram destinados aos quartos onde se respira uma certa influência nipônica. Não há camas. Os colchões foram colocados diretamente no "tatame" de madeira. O velho beliche também serve de inspiração mas de uma forma moderna.
Mini-quartos, um em cima do outro. Privacidade sem deixar de lado o clima de convivência que existe nos albergues. Em alguns cômodos é possível acomodar de 2 a 7 pessoas, uma solução mais íntima. Mas há também o grande loft onde podem dormir confortavelmente até 16 hóspedes.
"Nos dormitórios, toda a mobília é de uma empresa local, a Mariani Plus, mais uma vez demos prioridade às marcas da região", acrescenta a designer. Ao todo, Combo Torino irá acolher até 219 hóspedes. E o melhor de tudo é o preço: a partir de 25 euros. Mas com muita comodidade, design e requinte cinco estrelas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!