Memória urbana

Arquitetura

Exposição apresenta detalhes da arquitetura residencial popular, anônima e criativa de Curitiba

Luan Galani
16/11/2022 18:39
Thumbnail
Inaugura nesta quinta-feira (17), a partir das 19 horas, no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro - Curitiba/PR), a exposição "Fragmentos de uma arquitetura residencial", que vai trazer luz sobre a arquitetura anônima, popular e criativa que materializou os antigos bairros da cidade e que é de extrema importância para a memória urbana e arquitetônica da cidade.
A exposição é um desdobramento do livro "Inventário de Arquitetura Residencial Curitibana", dos arquitetos Fábio Domingos Batista e Paula Domingos Fraiz Morais, que passaram meses se debruçando sobre a arquitetura residencial da capital paranaense construída de 1920 a 1960.
A mostra terá aproximadamente 250 fotografias de Paula Morais, textos do arquiteto Fábio Domingos e ressignificação de detalhes arquitetônicos do artista visual e muralista Rômulo Lass.
Os trabalhos ficam abertos a visitação até dia 23 de dezembro de 2022, de segunda a sexta, das 10h às 21h; sábado, das 10h às 17h45; e domingo e feriados, das 11h às 17h.
"A cidade deve preservar parte de seu passado, por isso, houve por parte de teóricos e gestores públicos a preocupação de inventariar e salvaguardar os testemunhos arquitetônicos de diversos períodos e tipologias, porém nem todos foram estudados. Há uma grande lacuna que compreende o período entre o final do ecletismo e a afirmação do moderno na capital", explica Domingos.
"Por meio de algumas edificações, apresentamos uma cidade rica, viva e criativa, possivelmente autodidata, construída muitas vezes sem a orientação de arquitetos, mas que pulsa arquitetura. Olhar atentamente para essa cidade e compreender os seus bons exemplares arquitetônicos, a sua medida adequada entre os espaços públicos e privados e a materialização de uma boa relação de vizinhança é urgente e necessário, pois Curitiba cresce e avança sobre as ruínas de um passado que possivelmente não deixará nenhum registro", alerta o arquiteto que também assina a exposição.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!