Arquitetura

Fábrica de cimento reformada vira casa com decoração incrível

HAUS
13/03/2017 22:54
Thumbnail

Revitalização dirigida pelo arquiteto espanhol transformou radicalmente a antiga fábrica. Fotos: Ricardo Bofill/Reprodução

Nunca se deixe levar pela primeira impressão, já diz a sabedoria popular. E, quem diria, ela também acha espaço na arquitetura. Foi justamente a capacidade de enxergar o potencial dos lugares que levou o arquiteto catalão de renome internacional, Ricardo Bofill, a adotar uma antiga fábrica da Primeira Guerra Mundial. Ao colocar o olho naquele universo de 500 m², o arquiteto viu um mundo de possibilidades e transformou o espaço em uma casa de tirar o fôlego.
Próximo de Barcelona, na Espanha, o lugar estava abandonado e bastante danificado na década de 1970. Foram necessários diversos reparos. Bofill cobriu o exterior com algumas plantas e deu ao interior da fábrica uma vida moderna. Hoje o imóvel é conhecido como ‘La fábrica’.
O espaço é o trabalho de uma vida do arquiteto, que até hoje bate na tecla de que o lugar não está terminado. Faz parte de seu encanto simbólico, de acordo com o catalão. As chaminés que um dia poluíram a região hoje transbordam de vegetação exuberante. O que dá à construção um aspecto misterioso e um charme romântico.
Como não poderia ser diferente, o interior toma partido de todas as estruturas originais e assume o estilo industrial com áreas amplas. O mobiliário é essencialmente moderno com alguns poucos arroubos contemporâneos. Na paleta de cores, os clássicos branco, cinza e preto.

Confira mais fotos da antiga fábrica que virou casa incrível

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!