Arquitetura

Fabricado no Brasil, concreto translúcido é alternativa para economia de energia

HAUS
02/08/2017 21:30
Thumbnail

Um projeto da Unisinos, na região metropolitana de Porto Alegre, ajudou a tornar o processo de fabricação do concreto translúcido mais prático. Foto: Concreteshow/Divulgação

Uma tecnologia desenvolvida no exterior e aperfeiçoada no Brasil promete conquistar os arquitetos na hora de escolher os materiais de construção. É o concreto translúcido, que tem fibra ótica na composição e permite a passagem de luz e sombras.
O material foi, em um primeiro momento, desenvolvido na Hungria. Mas foi na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na região metropolitana de Porto Alegre, que a técnica ganhou agilidade. O professor Bernardo Tutikian, coordenador do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT Performance), explica o processo. “A gente vai jogando concreto e as fibras óticas em uma caixa aleatoriamente. Isso torna a concretagem rápida e a distribuição randômica. Depois que o concreto endurece, é só cortar os blocos na espessura desejada.” Ele é um dos responsáveis pelo projeto, junto à arquiteta Josiane Pires, também da Unisinos
Essa maneira de preparar o concreto translúcido é muito mais rápida que a adotada no exterior. De acordo com Tutikian, outra vantagem da produção desenvolvida na Unisinos é que ela gera peças únicas. “Não há orientação das fibras, então ela é uma peça em movimento. Uma nunca vai sair igual à outra porque não há um padrão estabelecido.”
O concreto translúcido é resultado de uma necessidade de atualização das técnicas e materiais construtivos existentes. O uso desses blocos tem forte apelo estético e arquitetônico. “Mais que uma necessidade, é a abertura de novas possibilidades para o mercado de arquitetura”, opina o professor. Por se tratar apenas de uma mistura de concreto comum com fibra ótica, cujo preço é baixo, o concreto translúcido tem valor de mercado no máximo 30% superior ao tipo simples.
O professor da Unisinos vai apresentar o projeto no Concrete Show, em São Paulo. O evento é voltado para a construção civil e, este ano, será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto. Com a apresentação do material em uma feira tão significativa, a esperança é de que alguma empresa se interesse em produzi-lo para venda. “Esse é um produto novo. É importante desenvolver o setor, a gente não pode construir sempre igual para o resto da vida”, opina Tutikian.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!