Arquitetura

Fechada há cinco anos, Casa Andrade Muricy continua à espera de restauro

Isadora Rupp*
28/10/2019 11:00
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Espaço expositivo no centro de Curitiba, a Casa Andrade Muricy (CAM), fechada em 2014 pela então Secretaria de Estado da Cultura para restauro, continua inacessível para o público e artistas; já são cinco anos sem funcionamento. A edificação de 1926, de estilo eclético, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1978, apresentava infiltrações, partes de gesso trincadas e outras dificuldades estruturais. No ano do fechamento, todas as demandas foram repassadas para a Paraná Edificações, que realizaria o projeto de restauro e execução das reformas.
Mesmo com o levantamento das melhorias necessárias realizado em 2014, ainda não há previsão de início dos reparos. Segundo a Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC), um projeto para o restauro está em andamento, mas sem prazo para lançamento da licitação e início das obras. “Como informado, não temos esses prazos, embora estejamos trabalhando para que esses prazos sejam os menores possíveis”, disse o coordenador da CPC, Sergio Krieger, em respostas enviadas por e-mail à reportagem.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
De acordo com Krieger, o projeto em andamento contempla o restauro “como um todo” da CAM. “Desde esquadrias, iluminação, troca de telhas etc. Estruturalmente falando, sempre há uma ou outra viga de madeira que está com problemas de cupim e deve ser substituída, quando houver necessidade. A ideia arrumar tudo o que está estragado em função do tempo, de forma que fique como se fosse novo novamente” explicou o coordenador nas respostas. A reportagem não foi autorizada a fotografar as dependências da casa; a CPC informou que a estrutura do museu “está íntegra”, e que, neste intervalo entre o fechamento e o projeto de reforma, houve a modernização de itens como a iluminação (considerada obsoleta na época do encerramento temporário das atividades).

Artistas à espera

No ano em que a CAM foi fechada, havia uma preocupação dos artistas e produtores culturais com a demorada reforma e até mesmo que o prédio fosse destinado para um outro uso. “Enquanto não tivermos esse projeto de restauro pronto, não cogitamos outra atividade ao imóvel. Caberá a uma decisão governamental caso se deseje dar outra destinação ao bem tombado”, afirma o coordenador da CPC.
O artista Tom Lisboa, que em 2004 expôs na Casa Andrade Muricy a mostra “A Fórmula Repaginada”, relembra as vantagens de expor no local. “As salas eram grandes, com um pé-direito alto, então era possível trabalhar bem com a iluminação. A circulação era muito boa e dava para brincar bastante com a disposição da sala”.
Foto: Kraw Penas/SECC
Foto: Kraw Penas/SECC
Na época, a sua mostra foi realizada por meio de uma convocatória aberta pelo museu para ocupação do local. Como visitante, Lisboa destaca a programação variada no local. “Fui em mostra de cinema, show, achava o espaço muito importante pela diversidade da programação e por ser um ponto de encontro entre os artistas e o público”. “Quando fechou para restauro fiquei preocupado e chateado. Museus do estado podem demorar muito para serem reformados ou nem mesmo voltar a funcionar. Na época pareceu um pouco de desculpa, acho que daria para fazer os reparos sem fechar totalmente o local”, acredita o artista José Antônio de Lima. Sua última exposição na CAM foi “(Im)permanências”, em 2012.

Centro de Curitiba

Junto com outros edifícios históricos tombados que funcionam como espaços culturais, a exemplo do Sesc Paço da Liberdade, a CAM era um dos equipamentos fundamentais para fomentar atividades na região, dizem os artistas. “A Casa faz muita falta, principalmente agora que o MAC [Museu de Arte Contemporânea do Paraná] não está mais no centro de Curitiba. O acesso ficou reduzido tanto para a população como para os artistas”, frisa Tom Lisboa. O MAC, a qual Lisboa se referiu, está atualmente com obras de restauro em andamento, e suas atividades se concentram no Museu Oscar Niemeyer (MON). “Torço para que a CAM seja restaurada e volte a funcionar, dando mais dinâmica para aquele entorno, como aconteceu com o Cine Passeio [cinema municipal na Rua Riachuelo, revitalizado pela Prefeitura de Curitiba e aberto no início deste ano]. Isso é muito importante para o centro da cidade. Sem isso, vai ficando sem vitalidade”, reforça Lima.
*especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!