Arquitetura

Arquitetura

Curitiba terá prédio assinado pelo renomado escritório paulistano FGMF

Sharon Abdalla
20/11/2020 20:05
Thumbnail
Triptyque Arquitetura e Arthur Casas. Nos últimos anos o mercado imobiliário de Curitiba tem se acostumado a ver novos empreendimentos sendo apresentados com projetos de arquitetura autoral assinados por escritórios além divisas, especialmente no segmento de alto padrão. O próximo deles, com lançamento previsto para fevereiro de 2021 pela Neolar Incorporadora, trará as linhas contemporâneas do conhecido escritório paulistano FGMF Arquitetos para a cena urbana da cidade, em terreno localizado no bairro Cabral.
"Há dois anos a gente vem conversando com eles. O projeto em si teve início em março deste ano, com muitas reuniões de briefing nas quais discutimos as referências sobre o estilo de vida do [futuro] usuário do prédio", conta João Manuel de Carvalho Cardoso, diretor de incorporação da Neolar. "A grande preocupação nossa é a de que os empreendimentos não sejam parecidos entre si. Estamos menos preocupados com a nossa assinatura e estilo do que em dar uma resposta ao público, sobre a insolação, legislação, entendendo que a arquitetura precisa ser feita com uma aderência muito grande ao lugar, às pessoas e à cultura local", acrescenta o arquiteto Lourenço Gimenes, que junto de Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz está à frente do FGMF.
Para o primeiro empreendimento que assina na capital paranaense, Gimenes adianta que o escritório trabalha visando uma relação generosa do edifício com a paisagem urbana e as áreas externas, seja por meio do terraço, dos espaços ajardinados privativos das unidades ou da relação gentil que o edifício deverá manter com a rua, incentivando boas práticas urbanas por meio da criação de espaços privados que complementem os espaços públicos.
"Um esforço importante do projeto é o de tentar dissolver as barreiras de dentro e fora, mantendo a privacidade e a segurança. [Buscamos uma] fusão de construção e natureza, de forma que os jardins façam parte da composição estética do prédio, não por meio de floreiras, mas de jardins suspensos para os usuários usufruírem espaços aberto mais generosos", acrescenta o arquiteto.
Como o projeto ainda está em desenvolvimento, o escritório não adianta detalhes referentes a materiais ou demais elementos arquitetônicos do edifício. João Manuel Cardoso, da Neolar, conta apenas que o prédio terá 18 pavimentos e 50 unidades. As plantas, de dois e três dormitórios, terão tipologias variadas, com metragens que partem de cerca de 120 m² e chegam a mais de 200 m². Para o projeto de interiores, a incorporadora busca um escritório curitibano, que ainda não foi definido.
"Será um ícone para o bairro e para a cidade. [Um prédio] pulsante, com uma arquitetura que irá valorizar e trazer atemporalidade para o imóvel. Nosso foco é o de que, daqui a 30 anos, o prédio se mantenha moderno", resume o diretor de incorporação da Neolar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!