Arquitetura

Fim da disputa: museu de criador de Star Wars será em Los Angeles

Felipe Gonçalves
11/01/2017 18:39
Thumbnail

Projeto criado pelo arquiteto chinês Ma Yansong é inspirado nas naves da série Star Wars, e remete às linhas do Museu Guggenheim (Divulgação Lucas Museum of Narrative Arts)

Um embate entre duas das mais importantes cidades da Califórnia chamou a atenção logo no início do ano. Los Angeles e San Francisco competiam para abrigar o sonho do criador de Guerra nas Estrelas: um museu proposto por George Lucas, com acervo do próprio cineasta. A decisão acaba de sair e Los Angeles, a maior cidade do estado, receberá o projeto do Lucas Museum of Narrative Arts.
A direção do Museu anunciou a decisão descartando o projeto de San Francisco. O Museu, estimado em 1 bilhão de dólares (ou R$3 bilhões) tem projeto assinado pelo estúdio MAD, do arquiteto chinês Ma Yansong. O local oferecido para a construção é o Exposition Park, mesma região da cidade onde está o Museu de História Natural, o Museu Afro Americano da Califórnia e o Los Angeles Memorial Coliseum, estádio utilizado nos Jogos Olímpicos de 32 e 84.
Parque que receberá o museu conta com outras duas atrações culturais e estádio utilizado nos Jogos Olímpicos (Divulgação/ Lucas Museum of Narrative Arts)
Parque que receberá o museu conta com outras duas atrações culturais e estádio utilizado nos Jogos Olímpicos (Divulgação/ Lucas Museum of Narrative Arts)
O projeto prevê mais de 9 mil m² entre galerias e espaços para exposição. O museu também terá espaço útil no terraço, e é esperada a criação de milhares de empregos diretos. A decisão vem depois de algum tempo se arrastando. O primeiro projeto, para Chicago, foi descartado após problemas na Justiça pelo uso de um espaço natural protegido por lei.
O Museu Lucas de Artes Narrativas deve contar uma coleção de obras de arte do acervo pessoal de George Lucas, além de artigos usados na indústria do cinema.Em comunicado oficial, o Museu diz “estar ansioso para ser parte de uma dinâmica comunidade de museus, rodeada por mais de 100 escolas primárias e secundárias, e uma das principais universidades do país”. Um porta-voz comentou que a abertura deve acontecer até 2021.

Leia também:

Artista cria obra com postes que refletem paisagem de praia americana

Museu subterrâneo na Polônia é eleito prédio de 2016

5 hotéis de luxo fora do Brasil com projetos incríveis

Palácio indiano abriga hotel com decoração vibrante e luxuosa

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!