Padrões

Arquitetura

Formóbile 2022: as tendências e lançamentos em MDF que estarão nos móveis da sua casa

Sharon Abdalla
07/07/2022 01:37
Thumbnail

Padrão Araucária, da Guararapes, reproduz o tom claro da madeira natural | Divulgação

Se fosse para listarmos áreas do setor de decoração e design de interiores pouco conhecidas pelo consumidor final, ou seja, você que tem o móvel compondo os ambientes da sua casa, a indústria de marcenaria, mais especificamente a de MDF, estaria entre as primeiras colocadas.
O que soa muito contraditório, considerando que boa parte dos projetos de interiores têm no MDF e no MDP os materiais que irão compor a estrutura, caixaria e fechamentos de armários, cozinhas e estantes (sob medida, planejados ou soltos) e outra gama de itens de mobiliário e decoração.
Isso sem falar nos padrões que as chapas apresentam, e que dão o tom do projeto, resultado de pesquisas aprofundadas de tendências e comportamentos, avanços tecnológicos e da criatividade dos designers e desenvolvedores de produtos, integrantes de uma cadeia que começa na impressão de papéis decorativos, passa pelo cultivo da madeira e produção das chapas até chegar ao fornecedor delas, de onde seguem para a marcenaria e, por fim, para as nossas casas.
Desde esta terça-feira (5) até a próxima sexta-feira (8), as principais tendências e novidades em relação a tecnologias e padrões que irão "vestir" os ambientes pelos próximos meses estão sendo apresentados na Formóbile (Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira), no São Paulo Expo, em São Paulo.
Entre elas destacam-se as cores, alegres e vibrantes, em sintonia com o que foi apresentado recentemente na Semana de Design de Milão, as madeiras, que nunca perdem a majestade, as pedras e o têxtil, que combinados compõem ambientes funcionais e agradáveis esteticamente.
No quesito tecnologia, o destaque fica por conta do MDF Áris, da Guararapes, resistente a microrriscos, e do investimento das marcas em propriedades antimarcas de dedos, presente um boa parte dos lançamentos. Confira as principais novidades e tendências em padrões!

Araucária e Amana

Além do Áris, a Guararapes apresenta dois novos padrões na Formóbile: o Araucária e o Amana. O primeiro integra a linha Madeiras do Brasil e apresenta tonalidade clara e veios equilibrados, com textura Deep Wood.
Padrão Amana é inspirado em rochas sedimentares
Padrão Amana é inspirado em rochas sedimentares
Inspirado também na natureza, o segundo traz um padrão que remete às rochas sedimentares com base cinza, veios claros e textura de pedra escovada. A tonalidade lembra uma "nuvem de chuva", significado do Amana, que tem origem na língua Tupi.

Resilient Habitats

Arabescato Gold, lançamento da Schattdecor
Arabescato Gold, lançamento da Schattdecor
A relação entre as pessoas e o espaço e a capacidade de se reagir com flexibilidade às demandas do futuro fundamentam o conceito da coleção Resilient Habitats Latin America, da Schattdecor. Partindo dos fluxos da vida diária: living zones, working zones e public zones (espaços de morar, trabalhar e públicos, em tradução livre), a marca apresenta 13 novos padrões para a coleção, que já contava com outros dois.

Ancestralidade nativa

A Interprint buscou inspiração na ancestralidade nativa, nos saberes artesanais e nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal) para apresentar seus novos padrões, que fazem referência a árvores brasileiras, como o padrão Tamburi, e suas fibras, caso do Sisu, que remete à fibra do buriti.
Padrão Susi, inspirado na fibra do buriti.
Padrão Susi, inspirado na fibra do buriti.
O conceito está sob o guarda-chuva de três macrotendências apontadas pela marca: o retorno à natureza (Back to Nature), ao essencial (Back to the Essential) e às raízes locais (Back to the Roots), que apresentam outros padrões e texturas, incluindo os que remetem às pedras.

Senses

Conforto e bem-estar com texturas suaves e tonalidades leves fundamentam a coleção Senses, da Fórmica. São oito lançamentos em laminados, com tecnologia FormiClean, que elimina até 99,68% de partículas virais e microbianas em até 15 minutos.
No revestimento da parede, padrão Triana, da Fórmica.
No revestimento da parede, padrão Triana, da Fórmica.
Entre os destaques está o lançamento Triana, que promove um efeito 3D à superfície lisa, com padrão amadeirado.

Sentido

Carvalho Japandi, lançamento da coleção Sentido.
Carvalho Japandi, lançamento da coleção Sentido.
No ano em que completa seu 70º aniversário, a Berneck apresenta a coleção Sentido. Tendo como referência o estilo japandi, o minimalismo, o brutalismo, a artesania e a sustentabilidade, ela traz oito novos padrões (Bari, Basalto, Carvalho Japandi, Lana, Nogal Artezzano, Ópera Micro, Roble Catedral e Taupe) que valorizam as sensações proporcionadas por um projeto de decoração de interiores.

Renova

Padrões Áureo, Sálvia e Vesúvio, da coleção Renova, da Arauco
Padrões Áureo, Sálvia e Vesúvio, da coleção Renova, da Arauco
Também com tecnologia que inativa 99,9% de vírus e bactérias presentes nas superfícies em até 30 minutos (BioClean), os lançamentos da Arauco trazem as madeiras, o têxtil, o metal e os unicolores na coleção Renova. São dez novos padrões, com texturas distintas, que compõem harmoniosamente entre si.

Uchronia

Os unicolores Alma 1 e Alma 2, da Impress Decor
Os unicolores Alma 1 e Alma 2, da Impress Decor
A Impress Decor apresenta 20 lançamentos na Formóbile e tem a utopia do tempo como base da coleção, batizada Uchronia. As madeiras brasileiras e as tramas também aparecem entre os novos padrões, mas são o metalizado Oiz e os unicolores Alma 1 (azul) e Alma 2 (lilás) os destaques do estande. Nos dois últimos, a composição com amadeirados demonstra, a olhos vistos, como a definição dos padrões que se complementam no projeto de um móvel ou painel interfere na percepção final que se terá da tonalidade da cores.

Ultra high gloss

Se os padrões com acetinados e foscos dominam boa parte dos lançamentos, a Braspan vai no caminho oposto e apresenta o Ultra High Gloss. O acabamento está disponível nas cores branco, preto e grafite.
Lançamentos da Braspan vão do acabamento mate ao ultra high gloss
Lançamentos da Braspan vão do acabamento mate ao ultra high gloss
Outra novidade da marca são os painéis ripados comercializados prontos, em chapas de 2,75 m x 0,45 m, com 90% da matéria-prima produzida a partir de pet reciclado.
*A repórter viajou a convite da Guararapes

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!