Forbes Under 30

Arquitetura

Arquitetos gaúcho e paulista são destaques entre jovens brasileiros

Luan Galani
11/01/2022 12:50
Thumbnail

O paulista Vitor Daher e o gaúcho Leonardo Zanatta figuram entre os jovens destaques da prestigiada lista da Forbes Under 30 nas áreas da arquitetura, urbanismo e design de 2021. | Divulgação

A aclamada lista da Forbes Under 30, que anualmente destaca nomes de até 30 anos nas mais diversas áreas de atuação, teve sua edição de 2021 divulgada há pouco tempo. No setor da arquitetura, urbanismo e design, os jovens celebrados desta vez são o arquiteto gaúcho Leonardo Zanatta, de 27 anos, e o arquiteto paulista Vitor Daher, de 30 anos.
Zanatta é natural do noroeste do Rio Grande do Sul. Ele tem seu próprio ateliê de mobiliário, o ELZ_DSGN, e também é o arquiteto à frente do núcleo de design do escritório Arquitetura Nacional, com sedes em São Paulo e Porto Alegre. Formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2018, o gaúcho tem atraído os holofotes depois de ganhar cerca de 20 premiações nacionais e internacionais. Foi laureado três vezes no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura e foi o único arquiteto das Américas entre os selecionados pela prefeitura de Abu Dhabi em um concurso para intervenções em espaços públicos em 2020.
Já Daher é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Universidade Politécnica de Madri em 2014, e diretor fundador do escritório de arquitetura Estúdio Ubuntu, conhecido por soluções especializadas em bioclimática desde 2017.
Daher também fundou em 2018 a Muda Social, organização do terceiro setor que conduz grandes marcas a reverterem parte dos impostos em ações ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa, ou ASG, em português), requalificando espaços públicos.
Em 2021, teve três projetos premiados na 2ª edição do Guia IAB para a Agenda 2030 da ONU de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!