Arquitetura

A boa arquitetura da década de 1960 em dois prédios marcantes do centro de Curitiba

Sharon Abdalla
04/09/2017 10:30
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

Prédios gigantes não são, necessariamente, “desengonçados”. A prova documental disso está no livro “Prédios de Curitiba”, lançado na última terça-feira (29) no Paço da Liberdade. De autoria dos arquitetos Guilherme de Macedo e Fábio Domingos Batista e do fotógrafo Washington Takeuchi, a obra reúne 40 prédios curitibanos erguidos entre 1916 e 2014 e destaca a diversidade de estilo e os belos exemplares espalhados, principalmente, pela região central da cidade.
Além de se destacarem na paisagem urbana, muitos deles levam a assinatura de profissionais que ajudaram a inserir o nome de Curitiba no cenário arquitetônico nacional, como é o caso dos edifícios Araucária e Barão do Serro Azul. Dois gigantes cheios de classe no centro da cidade.

Vista privilegiada

Construído entre 1966 e 1968, o que se pode considerar uma história recente, o Edifício Barão do Serro Azul é destas construções que não passam despercebidas por quem circula pelo seu entorno. Localizado a poucos metros da Praça Tiradentes e do Largo da Ordem, o “gigante” de 8 mil m² tem endereço na esquina das ruas Prefeito João Moreira Garcez e Barão do Serro Azul, o que faz com que sua fachada possa ser vislumbrada à distância.
“Ele é o edifício mais fotogênico da cidade, pois é fotografável de vários pontos”, diz o arquiteto Guilherme de Macedo.
Foto do edifício Barão do Serro Azul . Local: Centro .
Foto do edifício Barão do Serro Azul . Local: Centro .
A fachada em curva, resultado do aproveitamento de todo o perímetro do terreno pelo engenheiro-arquiteto Elgson Ribeiro Gomes, autor de seu projeto, é outro aspecto marcante do edifício. Além do efeito estético, ela permite o maior aproveitamento da ventilação e iluminação naturais nos apartamentos, outra característica de seu trabalho.
“Ele se esforçava para criar espaços habitáveis para qualquer faixa de renda. [Para isso], trabalhava sempre com janelas amplas e elementos vazados, maximizando a ideia da funcionalidade das edificações tanto na iluminação quanto na ventilação”, destaca Péricles Varella Gomes, professor da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e filho do arquiteto, tido como “neto” intelectual de Le Corbusier, um dos fundadores da arquitetura moderna.

Pré-fabricado

Foto do edifício Araucária . Local: Centro .
Foto do edifício Araucária . Local: Centro .
Contemporâneo desse prédio, o Edifício Araucária também tem no modernismo seu estilo arquitetônico. Sua rápida construção, erguida em 1969 a partir de uma estrutura pré-fabricada, ainda hoje chama a atenção dos especialistas.
“O Araucária tinha que ter uma construção rápida por questões comerciais. E não há muitas unidades deste modelo em Curitiba, pois as obras pré-fabricadas eram uma novidade nesta época”, conta Macedo.
Para quem circula pela região do Teatro Guaíra, de quem é vizinho, a característica que salta aos olhos no projeto assinado por Lubomir Ficinski Dunin (falecido há dois meses) e Roberto de Albuquerque é a fachada de cor amarela, resultado da moldura da esquadria de suas impressionantes 1.088 janelas. Ritmadas, elas fazem com que seja praticamente impossível para quem vê o prédio da rua identificar em qual ambiente do apartamento estão instaladas.
Foto do edifício Araucária . Local: Centro .
Foto do edifício Araucária . Local: Centro .
“Este edifício tem uma inserção urbana interessante [pois sua construção] fica em diagonal no terreno, em forma de cunha, localizado entre as ruas Treze de Maio e Conselheiro Laurindo”, acrescenta João Guilherme Ficinski Dunin, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e filho de Lubomir, reconhecido como um dos grandes urbanistas de Curitiba.
Tais elementos reforçam o forte apelo visual que as duas edificações impõem à paisagem urbana. Mais do que isso, para Macedo, elas demonstram a preocupação dos arquitetos em dar personalidade aos seus trabalhos, o que, de certa forma, vai na contramão das construções atuais, que têm padrões “muito parecidos”, segundo ele, com uma arquitetura mais voltada ao “mercado imobiliário”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!