Arquitetura

Grande nome da arquitetura revela projeto da maior torre híbrida do mundo

HAUS
15/07/2016 00:55
Thumbnail

O arquiteto japonês Shigeru Ban revela os primeiros detalhes do que será a torre híbrida de madeira mais alta do mundo. Fotos: Shigeru Ban Architects/Divulgação

O arquiteto japonês Shigeru Ban acaba de revelar os primeiros detalhes do que será a maior torre híbrida de madeira do mundo. Batizado de Casa Terraço, o projeto é um edifício residencial que tomará forma no coração de Vancouver, no Canadá. Hoje a maior construção de madeira é um edifício de 14 andares em Bergen, na Noruega.
Coincidência ou não, a construção ficará de frente para o prédio curvado que está sendo levantado com projeto de outro grande nome da arquitetura, o japonês Kengo Kuma. Pelo menos visualmente, os dois projetos irão rivalizar.
Apesar de não divulgar a altura final do edifício, a construtora PortLiving, que está por trás da obra, garante que será a maior torre do tipo: uma estrutura massiva de madeira com suporte de concreto e aço.
A madeira tem ganhado cada vez mais terreno nas grandes obras estruturais pelo mundo por conciliar flexibilidade, leveza e sustentabilidade.
O arquiteto japonês é referência máxima em construções de madeira, papel e papelão. É também uma voz respeitada no desenvolvimento de abrigos humanitárias temporários e em 2014 teve seu trabalho reconhecido pelo Pritzker, a maior premiação do setor.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!