Arquitetura

Ponte Preta, ícone amado e odiado de Curitiba, será revitalizada com praça suspensa

Luan Galani
28/06/2018 21:00
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo | GAZETA

O prefeito Rafael Greca (PMN) anunciou no último dia 25 que irá viabilizar uma praça suspensa na área fronteira ao novo campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Rebouças, e revitalizar a Ponte Preta.
Porém, a ideia prometida pelo prefeito ainda está apenas em estudo dentro da entidade, como informa o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Procurados pela reportagem, a regional paranaense do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura do Paraná afirmam desconhecer qualquer novo projeto para a ponte.
O engenheiro Sérgio Braga, superintendente de infraestrutura da UFPR, também não tem qualquer informação sobre a proposta de Greca. “É algo interessante a ser feito, que pode dar uma destinação ainda mais nobre do que temos hoje. Mas vai ter que ser um projeto que envolva a prefeitura, a universidade e o Iphan”, pontua.
Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução
Em 2013 a Ponte Preta já havia sido revitalizada (restauro e instalação de uma passarela para pedestres conectando o imóvel da antiga Rede Ferroviária Federal ao empreendimento do outro lado da rua). A obra foi requisitada como medida compensatória da Thá Incorporadora para a construção do 7th Avenue.
A ponte – construída em 1944 para substituir outra ponte que não sustentava mais o tráfego da ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba – está incluída no tombamento estadual do conjunto formado por ela e pela estação ferroviária de Curitiba, que hoje abriga o Museu Ferroviário.
Inauguração do novo prédio da Universidade Federal do Paraná, sede Rebouças .
Inauguração do novo prédio da Universidade Federal do Paraná, sede Rebouças .

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!