Arquitetura

Grupo cria Novo Escritório, um espaço para pensar a relação com a cidade

Mariana Domakoski*
21/04/2017 22:00
Thumbnail

Luiz Maingué, Mariah Salomão Viana, Salvador Gnoato e Caroline Güral formam o Novo Escritório. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Uma movimentação nova toma conta do NovoLouvre, espaço colaborativo na Rua Trajano Reis, no São Francisco, que é sede da marca autoral de roupas de mesmo nome. Agora funciona ali o Novo Escritório, estúdio de arquitetura idealizado pelos arquitetos Mariah Salomão Viana, que também é criadora da marca de roupas, Caroline Güral, Luiz Maingué e Salvador Gnoato, professor da PUCPR.
Mariah, Caroline e Luiz se conheceram na época de faculdade. Os laços se estreitaram quando descobriram que nutriam uma admiração comum pelo movimento modernista, que também era a praia do professor Gnoato. Os anos passaram, mas não distanciaram ninguém: os três ex-alunos mantiveram contato com o mestre e hoje, 15 anos depois, encontram-se uma vez por semana no Novo Escritório para trabalhar nos projetos da nova empreitada.
O objetivo é desenvolver um trabalho diferente, com propostas e ações que aproximem população e arquitetura, conforme explicam. “Queremos trazê-la para a economia criativa”, explica Mariah. “A ideia é posicionar a arquitetura como produção cultural, e não apenas para atender o mercado imobiliário”, completa Gnoato.

Ideias

Todos têm seus projetos e escritórios, cada um mais focado em uma área de atuação diferente, o que colabora — e muito — para as discussões. Mariah é especialista em gestão urbana, Caroline é especializada em restauro e patrimônio, Maingué tem atuação forte com projetos residenciais, comerciais, de interiores e com mostras, enquanto Gnoato traz o conhecimento acadêmico, além do know how modernista.
Cobrindo todas essas frentes, querem propor novas formas de ocupar os espaços, de levar as pessoas novamente às ruas. “É até uma questão de segurança: quanto mais viva a rua, mais segura”, reforça Mariah. “Pensando nessa ocupação da cidade, queremos propor uma arquitetura que realmente atenda, resolva questões”, reforça Maingué.
Eles revelam pouco sobre os projetos que estão desenvolvendo. Mas adiantam que um deles é a organização de ainda outro espaço colaborativo ao estilo do NovoLouvre, voltado à arquitetura, ainda sem local definido. “Vamos promover ações periódicas pela cidade, visitando espaços e trazendo pessoas. Queremos movimentar o cenário”, diz Caroline sobre ações culturais e de cunho acadêmico que estão nos planos, como foi a Caminhada Fotográfica pelas obras de Frederico Kirchgässner, organizada em março pelo NovoLouvre e pelo escritório Lona Arquitetos pelas edificações do primeiro modernista do Brasil.
Foto: Rafael Pto/Reprodução/NovoLouvre
Foto: Rafael Pto/Reprodução/NovoLouvre
Foto: Reprodução/Facebook/Lona Arquitetos
Foto: Reprodução/Facebook/Lona Arquitetos
A atividade foi realizada em paralelo à exposição do trabalho de Kirchgässner no Museu Oscar Niemeyer, com curadoria de Gnoato, e mostra que não é necessário esperar iniciativas oficiais para a fomentação. “Vimos que havia interesse nesse arquiteto e organizamos nossa própria mostra, que até mesmo complementava a do MON: lá, falava-se sobre antigamente. Em nossa caminhada, fomos ver como as obras estavam atualmente”, explica Mariah. A caminhada culminou em uma exposição no NovoLouvre que inaugurou a abertura do Novo Escritório.
SERVIÇO: Novo Escritório fica no Atelier NovoLouvre, na Rua Trajano Reis, 36, Sâo Francisco. Fone (41) 3232-0055. Email novolouvre@novolouvre.com.br.
*Especial para a HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!