40+40

Arquitetura

HAUS patrocina exposição no MON que resgata o passado e vislumbra o futuro do urbanismo

Sharon Abdalla
09/02/2022 21:04
Thumbnail

NEO Superquadra abriu a circulação para pedestres em uma região da cidade desenvolvida com foco maior nos carros | Paula Morais

Em um cenário de evolução e inovações constantes em nossa plataforma, HAUS tem a honra de se lançar em uma nova frente e, pela primeira vez, participar como patrocinadora oficial de uma exposição. Trata-se da mostra "40+40: Baggio+Schiavon, 40 anos de arquitetura”, que será aberta no próximo dia 22 de fevereiro, no Aquário do Museu Oscar Niemeyer (MON), e irá resgatar o passado sem deixar de vislumbrar o futuro do urbanismo de Curitiba e de cidades mundo afora.
Realizada em celebração aos 40 anos do escritório Baggio Schiavon Arquitetura, que está entre os mais longevos em atividade na capital paranaense, a exposição tem curadoria de Consuelo Cornelsen que, por meio de uma "Curitiba interativa", irá resgatar a história do escritório e de seus projetos juntamente com a do desenvolvimento urbano da própria cidade, uma vez que ambas se misturam.
"É uma imersão na cidade e a celebração de 40 anos de trabalhos realizados. É criar emoção e sentimentos. É a sensação de pertencimento, de poder conhecer a história e transformá-la”, descreve Consuelo.
A história da exposição converge e se mistura, também, com a da própria HAUS. Afinal, a plataforma é resultado da evolução de antigos cadernos e editorias, publicados ao longo de anos (e até décadas), que se debruçavam na cobertura dos temas relacionados à arquitetura, ao urbanismo curitibano -- com soluções reconhecidas e copiadas nacional e internacionalmente -- e à vida na cidade. O olhar para eles segue como a base que sustenta o trabalho realizado por HAUS, que resgata toda essa história e joga luz às novas iniciativas, projetos e propostas para a Curitiba e as cidades de hoje e do futuro.
Passado, presente e futuro se misturam na obra do escritório e marcam a exposição "40+40".
Passado, presente e futuro se misturam na obra do escritório e marcam a exposição "40+40".
O livro "40+40: Baggio+Schiavon, 40 anos de arquitetura” também será publicado e marcará o registro das obras mais icônicas entre as mais de 1,1 mil assinadas pelo escritório, assim como da convergência delas com a evolução das formas de morar, trabalhar e viver na capital paranaense.

Discussões para o futuro

Como programação complementar à mostra, também será realizado um fórum, no dia 31 de março, que irá reunir nomes de peso para discutir temas relacionados ao enfrentamento de questões que irão predominar e impactar a vida nos centros urbanos e o futuro das cidades. São elas: mudanças climáticas, tecnologias de ruptura, novos materiais construtivos, desenho urbano, big data e comportamento humano; coworking e coliving; e arquitetura extraterrestre. A programação completa será divulgada em breve.
HAUS também participa do fórum, não apenas como patrocinadora, mas como membro atuante em sua formatação e dinâmica. Além disso, os jornalistas de HAUS farão a mediação das conversas e palestras.

Serviço

“40+40: Baggio+Schiavon, 40 anos de arquitetura” 
  • Exposição: a partir de 22 de fevereiro de 2022
  • Fórum: 31 de março de 2022
  • Local: Museu Oscar Niemeyer  (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
  • Entradas gratuitas 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!