Adeus ao mestre

Arquitetura

HAUS se despede de Jaime Lerner

Equipe HAUS
28/05/2021 15:32
Thumbnail
Para nós aqui em HAUS a última quinta-feira (27) foi um dia muito difícil. Dia de nos despedirmos do mestre Jaime Lerner. Amanhecemos com a notícia de sua morte e o dever do ofício nos chamou para dar as matérias e a cobertura da forma mais completa e bem apurada. Mas não sem estarmos emocionalmente mexidos.
Toda a equipe teve alguma conexão com o Jaime. Na infância, brincando em algum dos parques criados sob a sua batuta ou fazendo estripulias nos antigos brinquedos de madeira reaproveitada. Quem também se lembra? No mundo adulto, em entrevistas, cobrindo palestras, debruçando-se sobre os inúmeros projetos que nos empenhamos em traduzir para o grande público, sempre nos impressionando com as soluções arquitetônicas e principalmente urbanísticas para as mais diferentes cidades no Brasil e fora dele. Não à toa é considerado um dos mais importantes urbanistas do mundo, inspirando projetos em diversos países.
No trato com a reportagem, sempre foi uma fonte generosa e nos fazia admirar ainda mais o quão revolucionária é a arquitetura (aquela simples e despretensiosa, e por isso genial), que aqui abraçamos como causa, ainda que não sejamos arquitetos.
Lerner trabalhou e compartilhou com o mundo suas ideias e projetos a partir de seu escritório, que também havia sido sua casa, no bairro Cabral, em Curitiba.
Lerner trabalhou e compartilhou com o mundo suas ideias e projetos a partir de seu escritório, que também havia sido sua casa, no bairro Cabral, em Curitiba.
Por essa relação de tanto tempo e por estarmos sediados em Curitiba -- cidade que respira o urbanismo de Lerner --, há muito, desde o surgimento de HAUS em 2015, vínhamos ensaiando o momento em que Lerner viria a compartilhar conosco suas ideias em textos periódicos em nossas páginas e site. Em 2020, com a criação da Revista PinÓ, que conta com conteúdos de HAUS, finalmente formalizamos essa parceria.
Generoso como sempre, Lerner optou por não assinar a coluna sozinho, mas acompanhado dos que escolheu para levar à frente o seu trabalho. A estreia da coluna Instituto Jaime Lerner recebeu o texto "Cidade é solução: reflexões sobre o impacto da pandemia"e é assinada pelo mestre.
As reflexões deste texto traduzem muito do seu legado, com o olhar para a importância da cidade e o desejo em desenvolver todas as potencialidades desse organismo vivo onde todos estamos inseridos. Para ele, o segredo era descobrir as formas para um espaço urbano compacto, misto, denso, caminhável e com a infraestrutura bem dimensionada. Um local onde o espaço público é compartilhado e onde se pratica os pilares da cidade solidária e sustentável.
Queremos seguir sendo o local que dá voz para essas iniciativas, que reflete, critica, ajuda a pensar. O olhar inovador e simples de Lerner seguirá nos ajudando e seu legado nos inspirando.
Obrigada, mestre!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!