Arquitetura

Na Holanda, monumento nacional é transformado em hotel de luxo; veja resultado

Luciane Belin*
04/12/2018 18:48
Thumbnail

Fotos: Divulgação | "Rene Mens"

Um prédio histórico às margens do Rio Amstel, na capital holandesa Amsterdã, foi reformado para ser transformado em hotel.
Construído pelo celebrado arquiteto holandês Roelof Kuipers na década de 1890, o edifício é um verdadeiro monumento da cidade e chegou a abrigar a prefeitura da capital e o arquivo da comunidade de Amstel, mas teve sua estrutura ressignificada para receber hóspedes de todo o mundo.
Agora como Pestana Amsterdam Riverside, a edificação localizada no bairro de Pijp, uma região predominantemente residencial, ganhou novas divisórias e uma restauração que manteve sua fachada histórica, bem como alguns elementos da estrutura interna aparentes.
Em contraposição aos tijolos e vigas que datam do século passado, carregados de história, as paredes ganharam novas cores, mais claras, que dão um aspecto moderno e clean aos cômodos.
O resultado foi um hotel de luxo com 154 quartos e apartamentos com uma decoração minimalista e elegante, com cores neutras, tecidos de veludo e linhas limpas para criar uma atmosfera relaxante. Em um tributo à origem do edifício, os tetos altos originais com vigas estruturadas foram restaurados junto com as janelas do monumento. Na torre do relógio histórico, uma suíte presidencial exclusiva de quatro quartos e 88 m² é o destaque.
O hotel também possui um restaurante de alta cozinha, o ARC. by LUTE do chef holandês Peter Lute, cuja estrutura é composta por quatro espaços conectados: um bar, uma área com mesas altas, uma sala de jantar formal e um átrio. A reestruturação do prédio incluiu também um spa e um centro de bem-estar de 250 m², com salas de tratamento, sauna, banho turco, piscina e academia.

Veja a seguir mais fotos do hotel

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!