Arquitetura

Home office e quarto de hóspedes em um mesmo ambiente

Marina Fabri, marinab@gazetadopovo.com.br
20/05/2012 03:08
Thumbnail

O engenheiro mecânico Luís Antonio Bruscatto Filho queria uma solução para o cômodo, que hoje abriga bancada de trabalho e cama para hóspedes

O engenheiro mecânico Luís Antonio Bruscatto Filho queria uma solução para a terceira suí­­te do apartamento que divide com a esposa e a filha de 9 anos: o ambiente não podia ficar sem uso, tampouco ser transformado em um espaço que fosse usado apenas esporadicamente. A escolha foi transformar o local em um escritório que, se necessário, pode virar quarto de hóspedes.
“Tentei adaptar o ambiente às necessidades da família: como eles eventualmente trabalham em casa, precisavam de uma bancada ampla, com espaço para duas pessoas e local para armazenagem de documentos, como gaveteiros, armários e módulos aéreos”, explica a arquiteta Milena Schulmeister. O ponto de partida para o projeto do cômodo (que tem 9 metros quadrados) foi, de fato, a bancada, que é o móvel mais usado.
Todo o ambiente foi feito com móveis planejados, pois nenhum espaço podia ser desperdiçado. “Lá ficam os computadores, impressora, escrivaninha, lembranças de viagens. Tanto eu como minha esposa, e agora também nossa filha, necessitamos deste local para concentrar nossas atividades e materiais de estudos ou para acessar a internet. Desta forma, retiramos dos dormitórios ou da sala de estar o que acaba poluindo esses ambientes de uma forma ou outra”, explica Roncatto.
Para completar, o quarto tem um sofá-cama para duas pessoas – capaz de acomodar visitas com mais privacidade e conforto. “Não recebemos pessoas com tanta frequê­­ncia, mas o quarto é providencial para evitar que tenhamos de montar um acampamento na sala”, conta o engenheiro.
Para quem está pensando em montar um ambiente como este em casa, a arquiteta Márcia Helena Guimarães ressalta a importância de ter em mente que é muito difícil adaptar e trabalhar com móveis já prontos, por conta da economia de espaço. “Planejar e ter móveis específicos para o local e sua função é uma ótima solução para deixar um cômodo ao mesmo tempo aconchegante e funcional. É necessário apenas ter em mente quais serão as exatas necessidades das pessoas que vão utilizá-lo”, explica.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!