Arquitetura

Hotel em prédio de 1930 é único brasileiro entre 100 melhores lugares do mundo de 2019

Gazeta do Povo
02/09/2019 20:46
Thumbnail

Fotos: Divulgação

O Hotel Fasano Salvador, na capital baiana, é o único local brasileiro citado na lista World’s Greatest Places 2019 da revista norte-americana Time, que elegeu os 100 melhores lugares do mundo para visitar, comer, beber ou se hospedar. A seleção é da equipe global de redatores e correspondentes da revista, levando em conta critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.
Inaugurado em dezembro de 2018, o hotel de luxo é o sétimo empreendimento hoteleiro do grupo e tem como um de seus destaques a arquitetura art déco do prédio, que é tombado pelo estado da Bahia e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural. O edifício também mantém o charme histórico de ter sido por 45 anos a sede da redação do jornal “A Tarde”, na Praça Carlos Alves, no Centro Histórico de Salvador.
O projeto é assinado pelo renomado arquiteto paulista Isay Weinfeld, que respeitou as particularidades de um edifício tombado, e incorporou características originais da construção da década de 1930. A riqueza nos detalhes resultou em um design elegante. Veja aqui entrevista exclusiva com o arquiteto!
Na entrada, o lobby foi restaurado mantendo o revestimento original das paredes e do piso, reproduzido fielmente em mármore Carrara e granito Verde Alpe. Dois lustres antigos de prata da Bahia foram adaptados à ambientação.
O interior do hotel valoriza a estética regional, com diversos elementos em madeira escura, que remete ao jacarandá (a madeira natural da Bahia) e linho, renda e diferentes tons de azul, em referência direta ao mar.
Outro ponto importante é a área da piscina na cobertura, com vista para a Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais da capital baiana. Além do deque em madeira e da piscina revestida em granito Azul Bahia, o espaço conta com bar, fitness center e spa.
Destaque ainda para a área gourmet, com 250 m² e um pé direito de 4,7 metros. A estética original da década de 1930 foi preservada, com destaque para o restauro do teto. As paredes têm revestimento em palha de bananeira e, no bar, antigas peças de fabricação de açúcar foram transformas em lustres proeminentes, com tampo feito em latão com banho de níquel. Um dos grandes diferenciais é a adega climatizada, cujo acesso é permitido por meio de uma escada metálica em caracol original da construção.
O hotel conta com 11 andares e 70 quartos — de 26 m² a 73 m². O apartamento 106, antiga sala da presidência do jornal “A Tarde”, conservou o piso de taco e os painéis de jacarandá originais, além dos adornos de gesso restaurados. O desenho, também original das portas dos quartos, foi mantido.
O empreendimento chega em um momento de valorização do centro da cidade, contribuindo para sua revitalização, cujas obras de requalificação, feitas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com projeto da Fundação Mário Leal, tiveram início no mês de novembro de 2018.
“Nosso objetivo é estimular a retomada do potencial econômico, histórico e cultural dessa área. O local foi escolhido pela sua riqueza cultural. O prédio é uma construção emblemática dos anos 30, um dos símbolos mais populares da capital baiana”, explica Constantino Bittencourt, sócio-diretor do Grupo Fasano.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!