Arquitetura

Com forma de nave espacial e autossuficiente em energia, hotel terá vista incrível da aurora boreal

HAUS
22/02/2018 21:10
Thumbnail
Conhecido por seus projetos surpreendentes, como o do restaurante subaquático Under, o escritório norueguês de arquitetura Snøhetta inova mais uma vez ao apresentar o Svart, primeiro hotel capaz de produzir toda a energia que consome.
A localização do empreendimento, em meio à natureza e aos pés da geleira Svartisen, no município de Meløy, no norte da Noruega, serviu de inspiração para o padrão sustentável do projeto, que utilizará 85% menos energia do que um hotel moderno comum. Esta energia, por sua vez, será gerada por fonte geotérmica (que utiliza o calor decorrente do interior da terra) e também por painéis solares instalados na estrutura do prédio.

O projeto

Com desenho que lembra o de uma nave espacial, a construção terá formato circular e foi inspirada na arquitetura local. Erguida em madeira reforçada com aço e concreto, ela permite que os quartos e demais estruturas do hotel recebam a maior quantidade de iluminação natural possível. Além disso, possibilita vista panorâmica para a deslumbrante paisagem da região, contemplada pelas luzes da aurora boreal.
Outro destaque do projeto é a base sobre a qual o hotel será construído. Formada por uma sequência de pilares de madeira em “A” invertido, ela faz com que o prédio pareça flutuar sobre o lago acima do qual estará localizado.
O início da construção do Svart está previsto para o próximo ano e o projeto é desenvolvido pelo Snøhetta em colaboração com a Arctic Adventures of Norway, Asplan Viak (empresa de consultoria em arquitetura e engenharia da Noruega) e Skanska (empresa de construção da Suécia). O nome do hotel, que significa “preto e azul” na língua nórdica, faz referência à água e as rochas das montanhas que cercam a geleira. A previsão é a de que o hotel possa receber seus primeiros hóspedes em 2021.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!