Arquitetura

Ícone do modernismo brasileiro, Masp recebe bolsa de 150 mil dólares para sua conservação

HAUS
04/08/2017 13:26
Thumbnail

Foto: Rodrigo Soldon/Reprodução/Flickr

Um dos ícones modernistas mais famosos da capital paulista, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) acaba de ganhar uma bolsa de U$ 150 mil (cerca de R$ 470 mil reais) a ser destinada à conservação do edifício.
Foto: Rodrigo Soldon/Reprodução/Flickr
Foto: Rodrigo Soldon/Reprodução/Flickr
O montante refere-se à conquista do prêmio Keeping It Modern 2017, oferecido pela Fundação Getty, de Los Angeles, nos Estados Unidos. A instituição tem como foco o apoio a projetos de conservação da arquitetura moderna ao redor do mundo. O prédio do Masp é assinado por Lina Bo Bardi, italiana naturalizada brasileira e um dos maiores nomes da arquitetura mundial da segunda metade do século 20.

Projeto

A verba deverá ser investida em um estudo para avaliar a situação e definir metas para a conservação do edifício. Desta forma, as estruturas de concreto, a resistência das galerias, a impermeabilização da cobertura e até a vibração da estrutura em dias de show deverão ser analisadas. O objetivo é o de que em um ano um plano de conservação que mapeia todo o prédio esteja à disposição da diretoria do museu.
Outros 11 prédios espalhados pelo mundo também foram premiados pela Fundação Getty em 2017, somando mais de U$ 1,5 milhões (cerca de R$ 4,6 milhões) em recursos. Entre eles estão o Museu do Governo e a Galeria de Arte, assinados por Le Corbusier, em Chandigarh, Índia, e a Price Tower, de Frank Lloyd Wright, em Oklahoma, Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!