Arquitetura

Anjinhos da Catedral de Curitiba ganharam maquiagem hilária que persiste há 30 anos

Luan Galani
03/10/2018 22:04
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Longe de diminuir a riqueza estética dos arcos monumentais ou das pinturas italianos da Catedral de Curitiba, mas uma das melhores surpresas do espaço religioso que celebra 350 anos são cinco anjinhos maquiados que passam despercebidos.
Os Serafins rodeados de fogo e com seis asas estão na parte superior de algumas colunas da sacristia e há 30 anos adquiriram a nova aparência depois que uma idosa resolveu limpá-los, como conta o arquivista da igreja, Gabriel Forgati.
“Originalmente esses anjos eram folheados a ouro 24 quilates. Com o tempo, o ouro naturalmente oxidou e, pelas formas curvadas da imagem, houve o acúmulo de poeira”, conta o especialista.
“Nos anos de 1990, então, uma senhora da paróquia se ofereceu para restaurá-los. E recebeu autorização do padre da época. Ela passou uma tinta dourada no entorno e pintou os anjos com olhos azuis, negros e verdes, sobrancelhas, bocas vermelhas e até bocas negras, como se fossem anjos trevosos”, brinca.
Mais tarde, o dourado das imagens foi restaurado e folheado a ouro 18 quilates, mas os cinco anjos ‘maquiados’ foram mantidos a fim de também resguardar essa história do prédio, como ressalta Forgati.
A identidade da idosa que fez o ‘restauro’ se perdeu com o tempo.
Maior prédio religioso construído no estilo neogótico em Curitiba, a catedral tem duas torres de 42 metros de altura, e foi inspirada na Catedral da Sé de Barcelona. Seu projeto é atribuído ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas. Ao todo foram 17 anos de construção.
Internamente, observam-se obras dos artistas italianos Anacleto e Carlos Garbaccio. A basílica tem capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas, mas chega a receber mais de 1 mil fiéis nas missas de domingo.
Se você quiser conhecer os anjinhos ‘maquiados’, no próximo dia 6 de outubro, a partir das 9 horas, acontecerá uma visita guiada gratuita na catedral. Para participar, basta clicar aqui e fazer inscrição.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!