Arquitetura

Igreja Universal já tentou comprar fábrica da Ambev e Moinho Rebouças

Luan Galani
25/01/2018 22:26
Thumbnail

Igreja Universal já se interessou em comprar o moinho amarelo vizinho a sua nova construção. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

No último dia 19, o Conselho Municipal de Urbanismo de Curitiba (CMU) se debruçou sobre a legalidade do letreiro do Templo Maior da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que diz: “Jesus Cristo é o Senhor”. Por estar um pouco abaixo da altura considerada ideal, que seria de 6 metros, a ‘placa’ passou pelo crivo do conselho, que autorizou os dizeres por estarem embutidos na fachada do prédio e por entender que o elemento não prejudicaria a redondeza.
Na mesma sessão, porém, circulou extraoficialmente a notícia de que a organização religiosa teria feito propostas para adquirir terrenos da antiga fábrica da Ambev e do Moinho Rebouças, onde hoje está a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), antes da construção de seu templo definitivo.
Inauguracao do templo da Igreja Universal do Reino de Deus
Inauguracao do templo da Igreja Universal do Reino de Deus
Dois conselheiros confirmaram a informação para a reportagem. O arquiteto Milton Carlos Zanelatto Gonçalves, que representa a regional paranaense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR) no CMU, e um outro arquiteto, que prefere o anonimato. Ambos destacaram que, “de acordo com o secretário de urbanismo de Curitiba, em conversa após a reunião do conselho, a prefeitura teria se negado a vender o moinho”.
Procurado pela reportagem, o engenheiro e secretário de urbanismo Julio Mazza de Souza nega a informação e diz que não há nada oficial. Questionada sobre o interesse da Universal no imóvel histórico do moinho, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Seplad), por meio de nota da assessoria de imprensa, diz que “consultou o Departamento do Patrimônio Público e de que não existe registro de solicitação desta natureza”. Reforça ainda que “o referido imóvel é de propriedade do município de Curitiba e encontra-se permissionado à Fundação Cultural de Curitiba e à Agência Curitiba de Desenvolvimento”.
Prédio industrial vai se tornar nova Cidade da Polícia. Gestão anterior previa Centro de Artes e Cultura Rebouças. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Prédio industrial vai se tornar nova Cidade da Polícia. Gestão anterior previa Centro de Artes e Cultura Rebouças. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Com relação ao possível interesse da Iurd sobre o terreno da fábrica da Ambev, a empresa diz que prefere não tecer comentários sobre o assunto. O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Planejamento, afirma que desconhece o interesse da igreja. “O governo está apenas aguardando um trâmite burocrático para que o imóvel passe para o Estado. De parte do governo, está mantida a proposta de 2012 de realizar um centro cultural e de levar algumas instituições de ensino para lá.”
Inauguracao do templo da Igreja Universal do Reino de Deus
Inauguracao do templo da Igreja Universal do Reino de Deus
Procurada, a Igreja Universal diz que a informação é falsa e sentencia que “não está adquirindo outros terrenos na região”. No entanto, não responde à reportagem se já teria feito propostas pelos terrenos em questão.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!