Arquitetura

Impasse do que fazer com a Casa Klemtz impede seu restauro

Aléxia Saraiva
15/12/2017 20:16
Thumbnail

Alvo de polêmicas entre Fruet e Greca, Ministério Público exige restauro da Casa Klemtz. Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo

A Prefeitura de Curitiba pode ser alvo de uma ação judicial do Ministério Público do Paraná (MP-PR) por ainda não ter apresentado um projeto de restauro para a Casa Klemtz, exemplar icônico da arquitetura neoclássica no Fazendinha que é Unidade de Interesse de Preservação (UIP). A casa histórica, localizada no Bosque do Fazendinha, é sede da Escola Pública de Trânsito (EPTran) desde setembro de 2015.
O bom estado da fachada dá a aparência de que a construção está bem cuidada, mas uma análise realizada pelo MP-PR mostra danos internos no imóvel, como infiltrações e umidades no forro e na parede.
Atual fachada da Casa Klemtz. Foto: HAUS
Atual fachada da Casa Klemtz. Foto: HAUS
O MP ainda aguarda uma definição da proposta de restauro da casa por parte da prefeitura. Segundo Sérgio Luiz Cordoni, promotor de Justiça de Proteção do Meio Ambiente de Curitiba, uma proposta de projeto simplificada da casa foi entregue pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 24 de novembro, mas ainda com alvará, cronograma e licitação a definir.
“A Casa Klemtz é um bem histórico, e o município tem a obrigação de restaurar esse bem”, explica Cordoni. “Não existe um cronograma de obras próprio do município e nesse vácuo o Ministério Público pode tentar uma medida judicial“. Em um primeiro momento, a reforma iria focar na conservação e manutenção do imóvel, para depois restaurar e sofrer uma reforma simplificada.

Resposta

Em nota, o Ippuc afirma que está sendo realizado um estudo para um novo uso da Casa Klemtz, que levaria a EPTran a funcionar junto ao Centro de Formação da Guarda Municipal. Avaliações técnicas e de serviço estão sendo estudadas pelo município. “Intervenções de reforma e restauro na Casa Klemtz só poderão ser feitas após a definição do uso do espaço e a previsão de recursos para a execução de projetos e licitação de obra”, afirma o instituto, que confirma que, por enquanto, um novo uso para a UIP ainda não foi definido.
Espaço de treinamento do EPTran, no Bosque do Fazendinha. Foto: HAUS.
Espaço de treinamento do EPTran, no Bosque do Fazendinha. Foto: HAUS.

Alvo de polêmicas

A Casa Klemtz foi o centro de uma polêmica eleitoral no ano passado, quando o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) acusou o atual prefeito Rafael Greca (PMN) de tomar posse de objetos históricos que pertenciam à casa. Além disso, em 2013, o imóvel era recordista em denúncias de vandalismo e pichações.
Casa Klemtz em 2013, alvo de pichações. Foto:<br>Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Casa Klemtz em 2013, alvo de pichações. Foto:<br>Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Casa Klemtz

Construída em 1896, a Casa Klemtz foi propriedade do imigrante alemão Francisco Klemtz. Segundo a prefeitura, funcionavam no terreno a Olaria Esperança e criação de gado leiteiro e cavalos. O imóvel é uma UIP desde 1982 e se localiza no Bosque da Fazendinha, onde também estão unidades do Liceu do Ofício das Artes e do Restauro e da Fundação da Ação Social (FAS).
As últimas reformas foram realizadas em 2008 e 2015. Na primeira, paredes de cômodos da casa foram restaurados, e os estábulos originais passaram a abrigar os novos espaços da prefeitura. A segunda reforma realizou adaptações para a casa abrigar a EPTran, ganhando salas administrativas e um laboratório de informática. Além disso, a fachada ganhou nova pintura e o telhado recebeu telhas iguais às originais.
Bosque da Fazendinha, onde se localiza a Casa Klemtz. Foto: HAUS
Bosque da Fazendinha, onde se localiza a Casa Klemtz. Foto: HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!