Arquitetura

Incêndio destrói casinha alemã mais estreita de Curitiba

Luan Galani
16/02/2017 16:00
Thumbnail

Vista do pavimento superior completamente destruído. Os bombeiros só conseguiram salvar o térreo da construção. Foto: Paula Morais/Reprodução

Curitiba conta com uma casa a menos. A baixa aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) com o incêndio que destruiu grande parte do imóvel histórica na Rua Paula Gomes, quase esquina com a Rua Duque de Caxias, no bairro São Francisco.
A casa abrigava algumas residências e um ateliê de artes plásticas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas graves e a causa do incêndio permanece desconhecida. Como apurou a Tribuna, testemunhas afirmam que o acidente começou devido a uma panela esquecida no fogo.
Longe de ser simplesmente um imóvel antigo qualquer, a casinha era o exemplar mais estreito da arquitetura eclética alemã em Curitiba. O tipo de construção ficou popular na cidade no século 19 e se diferencia principalmente pela “entrada da residência ficar sempre em uma varanda lateral e pelo frontão esconder o telhado triangular de duas águas caindo nas laterais”, como explica o arquiteto Fábio Domingos Batista, especialista em patrimônio histórico e cotidiano urbano.
As características da tipologia representam um rompimento com o estilo anterior. “No colonial, por exemplo, os telhados caem todos para frente e fundos da casa, e a entrada é sempre de face para a rua”, compara Batista.
E todas essas soluções arquitetônicas bem germânicas foram empregadas em um lote muito estreito da rua, como ressalta o arquiteto Key Imaguire Junior, referência máxima da cidade quando o assunto é história da arquitetura e fã confesso da casa.”Mesmo em um espaço tão pequeno, o autor conseguiu manter a tipologia”, celebra o arquiteto.
“Toda a região do São Francisco tem uma presença forte dessa arquitetura alemã, como é o caso dessa casinha e do Solar do Rosário, por exemplo. Mas elas são pouquíssimo estudadas”, conta.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!