Arquitetura

Incêndio em São Paulo destrói dois patrimônios arquitetônicos da capital paulista

HAUS*
01/05/2018 17:03
Thumbnail
Além de deixar desaparecidos e desabrigados, o incêndio de grandes proporções que levou ao desabamento do prédio da antiga sede da Polícia Federal em São Paulo, na madrugada desta terça-feira (1º), destruiu dois patrimônios arquitetônicos da capital paulista: ele próprio e a Igreja Evangélica Luterana de São Paulo.
Foco do incêndio, que segundo informações dos moradores começou no quinto andar do prédio, o Edifício Wilton Paes de Almeida era tombado desde 1992 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), juntamente com outras construções na região do Anhangabaú. Classificado em nível 3 de proteção pelo órgão, o tombamento destacava o interesse histórico e arquitetônico da edificação, determinando a preservação de suas “características externas”.
Tal fato é justificado pelos atributos da construção (em aço, vidro e concreto) e pelo período em que foi erguida. Assinado pelo arquiteto Roger Zmekhol, em 1961, o Edifício Wilton Paes de Almeida integra a safra de prédios modernistas que transformaram o cenário urbano de São Paulo a partir da década de 1950. Era ainda um dos pioneiros no uso da fachada envidraçada, característica pelo qual era reconhecido. O prédio ainda trazia hall em mármore e aço inoxidável e piso em ipê, além de ar-condicionado embutido.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Com cerca de 11 mil m² de área construída, foi finalizado em 1966 para abrigar a sede da Companhia Comercial de Vidros do Brasil. A partir da década de 1970, passou a servir de sede da Polícia Federal e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e estava abandonado pelo governo federal (atual proprietário do imóvel) desde o início dos anos 2000.
MAIS SOBRE PATRIMÔNIO DE SÃO PAULO 

Patrimônio religioso

Além de destruir o Edifício Wilton Paes de Almeida, o incêndio seguido do desabamento atingiu outros três prédios vizinhos, entre eles o da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo. Também conhecida como Igreja Martin Luther, ela foi inaugurada em 1908 e é considerada a primeira paróquia evangélica paulistana e o primeiro templo em estilo neogótico da cidade.
Assinada pelo arquiteto Guilherme Von Eye, a igreja tinha como elementos de destaque um órgão de 146 tubos e vitrais produzidos pela Casa Cobrado, do vitralista Conrado Sorgenicht, mesmo artista responsável pelas peças do Mercado e do Theatro Municipal de São Paulo.
Ocupando uma área de cerca de 1 mil m², a igreja está localizada nos fundos do edifício, o que fez com sua estrutura fosse fortemente atingida pelo desabamento. Frederico Carlos Ludwig, pastor da Igreja Evangélica Luterana, avalia entre 80% e 90% a destruição causada ao templo.
“Moro no Paraíso e a 1h30 recebi o telefonema de nossa zeladora, que habitava um quarto no fundo da igreja, avisando que tinha acontecido um incêndio no prédio ao lado. Cheguei à 1h50 aqui, de onde assisti a tudo. É uma desolação para as famílias, mas também para nossa igreja e o patrimônio da cidade”, avalia.
*Com informações do ArchDaily e do Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!