Arquitetura de madeira

Arquitetura

Inscrições abertas para bate-papo inédito entre os arquitetos Kengo Kuma e Marcio Kogan

Luan Galani
20/05/2021 18:40
Thumbnail

Arquiteto brasileiro Marcio Kogan e o arquiteto japonês Kengo Kuma vão mostrar diversos exemplos de construções de madeira contemporâneas. | Romulo Fialdini/Michael McGurk

Estão abertas inscrições para o encontro digital histórico entre o arquiteto japonês Kengo Kuma e o arquiteto brasileiro Marcio Kogan. O bate-papo gratuito acontecerá no dia 31 de maio, às 19h30. O evento vai discutir as características e vantagens do uso da madeira engenheirada para erguer as cidades do futuro, e mostrar exemplos inspiradores de projetos de arquitetura utilizando o material.
O encontro virtual é promovido pela Urbem, uma empresa Amata, em parceria com a Galeria da Arquitetura e a revista Projeto. Para participar gratuitamente, faça seu cadastro aqui.
Desenhado por Kengo Kuma and Associates (KKAA) e dirigido por seu parceiro Yuki Ikeguchi, o Museu Moderno Odunpazari (OMM) foi inaugurado  em 2009 em Eskisehir,, na Turquia.
Desenhado por Kengo Kuma and Associates (KKAA) e dirigido por seu parceiro Yuki Ikeguchi, o Museu Moderno Odunpazari (OMM) foi inaugurado em 2009 em Eskisehir,, na Turquia.
Marcio Kogan é o arquiteto fundador do Studio MK27. Nasceu na cidade de São Paulo e se formou em 1976 pela FAU-Mackenzie. É professor convidado do Politecnico di Milano e da Escola da Cidade, onde concluiu seu mestrado. Trabalhou como diretor de cinema, até que, depois de filmar seu primeiro longa-metragem em 1988, faliu e partiu para a arquitetura.
É membro honorário do American Institute of Architects e do conselho do MUBE e do MASP. Em 2012 seu escritório projetou o pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza. Segundo a revista Época, Kogan é uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e integra a lista da revista Wallpaper dos 150 mais famosos do mundo. Desde 2001, o Studio MK27 já ganhou mais de 250 prêmios nacionais e internacionais.
Escritório biofílico projetado por Kengo Kuma na cidade de Milão. Conhecido como “Welcome, feel at work” e com data prevista de conclusão para 2024, o edifício foi desenvolvido para a Europa Risorse. É um empreendimento concebido para disponibilizar espaços de trabalho centrados na saúde e no bem-estar de seus funcionários.
Escritório biofílico projetado por Kengo Kuma na cidade de Milão. Conhecido como “Welcome, feel at work” e com data prevista de conclusão para 2024, o edifício foi desenvolvido para a Europa Risorse. É um empreendimento concebido para disponibilizar espaços de trabalho centrados na saúde e no bem-estar de seus funcionários.
Já o arquiteto japonês fundou seu escritório em 1990 e concluiu seu mestrado pela Universidade de Tóquio, onde leciona atualmente no curso de Arquitetura. Entrou para a área inspirado por Kenzo Tange e foi ensinado por Hiroshi Hara e Yoshichika Uchida.
Hoje Kengo Kuma tem obras espalhadas por 20 países e coleciona prêmios importantes, como o Architectural Institute of Japan Award (Japão), o Spirit of Nature Wood Architecture Award (Finlândia), e o International Stone Architecture Award (Itália). O arquiteto vive em uma busca constante por novos materiais que possam substituir o concreto e o aço.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!