Arquitetura

Instituto global elege BRT de Curitiba um dos projetos mais influentes de todo o mundo

Luciane Belin*
13/01/2020 08:00
Thumbnail

Transporte coletivo – estação tubo – onibus biarticulado – embarque de passageiros em estação tubo – movimentação de onibus nas estações tubo da Praça Rui Barbosa em Curitiba | Gazeta do Povo

A Rede Integrada de Transporte de Curitiba foi listada como um dos 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos – o Project Management Institute (PMI), uma organização global com presença em mais de 160 países.
A BRT curitibana, sigla para Bus Rapid Transit, aparece em 33º lugar, ao lado de iniciativas que moldaram transformações globais como a World Wide Web e o Projeto Genoma. Segundo o instituto, que tem sede na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a seleção dos projetos se deu a partir de seu sucesso na proposição de boas soluções de fácil replicabilidade nas mais diferentes áreas.
Foto: Albari Rosa
Foto: Albari Rosa
O sistema curitibano chegou a influenciar mais de 200 outras cidades, que adotaram a mesma lógica de mobilidade implantada durante a gestão do ex-prefeito Jaime Lerner, nos anos 1970. Idealizada sob o comando do arquiteto e urbanista Carlos Ceneviva, com atuação de diversos outros arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, a rede de transportes é usada como exemplo até hoje.
Para Lerner, a rede integrada ainda é um sucesso e um exemplo internacional. “Os mais de 200 municípios que implantaram sistemas semelhantes estão operando bem até hoje, em cidades como Seoul, Bogotá e a Cidade do México. Foi um grande avanço e continua sendo, porque é rápido e o custo é muito menor do que qualquer sistema enterrado”, diz Lerner.
Segundo Jonas Rabinovitch, conselheiro do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU) que atuava como arquiteto e urbanista na cidade durante a implantação do BRT, o que faz do modelo tão bem sucedido é o fato de que se trata de um sistema que articula o crescimento urbano. “Ele é importante porque não serve apenas para levar as pessoas de um lugar para o outro, mas condensa as três principais características do metrô — ou seja, não compete com o trânsito, o pagamento é antecipado e o embarque no veículo acontece no mesmo nível –, mas sem precisar escavar”, explica.
O grande mérito do sistema, de acordo com Rabinovitch, é utilizar os processos espontâneos de crescimento das cidades de forma técnica, como princípios de planejamento para controlar e articular o desenvolvimento. “A mãe da minha esposa mora no Jardim das Américas, bem perto do centro da cidade. De manhã a gente acorda escutando passarinhos, parece que estamos no campo, não são todas as cidades que têm isso. Existe um controle do crescimento urbano que é propiciado pela estruturação da cidade, que já sabe onde se constrói ou não e com que densidade”, exemplifica.
Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo
Segundo o site do PMI, o BRT foi bem sucedido quando a população passou de 180 para 361 mil habitantes, em 1980. Mas, graças à estruturação, Rabinovitch acredita que a forma como o sistema foi elaborado contempla soluções para o transporte público mesmo atualmente, quando a população do município está perto de atingir as duas milhões de pessoas.
Tanto Lerner quanto Rabinovitch reconhecem que o sistema de transportes de Curitiba enfrenta diversos desafios atualmente para comportar o fluxo de pessoas em uma cidade cuja população se multiplicou em quase seis vezes nos últimos 40 anos. No entanto, ambos acreditam que o próprio BRT carrega a solução. “É fundamental melhorar a capacidade, operar com mais rapidez, é preciso investir em melhoria constante, parar de pensar só em tecnologia e performance, quando temos um sistema que possibilita ser melhorado continuamente”, opina Lerner.
Foto: Mario Roberto Duran Ortiz/ Wikimedia Commons
Foto: Mario Roberto Duran Ortiz/ Wikimedia Commons

Os 50 mais influentes em meio século

Numa relação que inclui desde a Wikipedia e a pesquisa do Google até as franquias de cinema Harry Potter e Star Wars, a seleção do Project Management Institute compila as iniciativas que mais instigaram mudanças ao redor do mundo, em diferentes áreas.
De acordo com o Project Management Institute, estes foram os 50 projetos de maior impacto na história recente da humanidade:
1. World Wide Web
2. Apollo 11
3. Intel 4004 Microprocessor
4. Euro
5. Human Genome Project
6. Singles Day
7. Prius
8. Live Aid
9. M-Pesa
10. Svalbard Global Seed Vault
11. Netflix Streaming
12. DynaTAC 8000x
13. Alexa
14. Paris Fashion Week
15. Burj Khalifa
16. Walt Disney World
17. Google Search
18. Belt and Road Initiative
19. Bitcoin
20. MRI
21. Harry Potter
22. Boeing 747
23. iPod
24. Hornsdale Power Reserve
25. Rwanda National Unity and Reconciliation Commission
26. International Space Station
27. Panama Canal Expansion
28. Global Polio Eradication Initiative
29. Atari 2600
30. Ground Zero Master Plan
31. Aadhaar
32. Vindeby Offshore Wind Farm
33. Curitiba BRT
34. COSMOS
35. Swat Valley Project
36. Wikipedia
37. Star Wars
38. Project Tiger
39. Sorek Desalination Plant
40. First IVF Baby
41. Chernobyl Cleanup
42. e-Estonia
43. World of Warcraft
44. Large Hadron Supercollider
45. TGV
46. Khan Academy
47. Watson
48. Tengger Solar Park
49. Operation Flood
50. Sydney Opera House
Conheça melhor quais são os projetos nas descrições em inglês, disponíveis aqui.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!