Arquitetura

Reforma traz integração total, jardim interno e muita luz natural para casa de 125 m²

Gazeta do Povo
15/10/2019 11:00
Thumbnail

Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação | Ricardo Bassetti

Muita luz natural e um espaço que convida à convivência são as principais características da Casa APR, que a arquiteta Amanda Castro, do Studio AG, assina para ela e o marido. Jovens que adoram receber, eles apostaram na integração total dos ambientes sociais para ganhar amplitude e eliminar a segmentação que a casa, antiga e pequena, trazia originalmente. Assim, além da cozinha aberta, o espaço ganhou também um charmoso jardim interno, com piso em deck e uma generosa parede verde.
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
Para que a integração fosse possível, foi necessária a retirada de algumas paredes, o que demandou reforços estruturais executados com vigas metálicas. Aparentes e destacadas pela pintura em tom de cinza, que contrasta com o branco do teto, elas conversam com as estruturas das grandes aberturas em vidro do projeto ao mesmo tempo em que revelam o “esqueleto” da antiga construção.
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
A mesma cor do teto é replicada nas paredes, uma estratégia para refletir e potencializar a iluminação natural, tornando os ambientes ainda mais claros. O piso frio, em porcelanato, traz praticidade — de limpeza e manutenção.
O “calor”, por sua vez, vem da madeira (carvalho americano) que reveste o bloco que esconde a área de serviço, despensa e lavabo, e ainda faz a vez de rack. A tonalidade do elemento natural aparece também na mesa e nas cadeiras da sala de jantar e nos degraus da escada que leva ao andar superior, localizada em uma espécie de passarela de vidro, com acesso visual ao jardim interno.
Studio AG Arquitetura
Studio AG Arquitetura
O remanejamento da circulação vertical proporcionou, ainda, que os quartos fossem transformados em duas suítes. Como o casal não necessita de um terceiro dormitório, optou-se pela manutenção do deck superior — que também tem vista para o jardim. O espaço, porém, conta com toda a infraestrutura necessária para abrigar uma possível terceira suíte.
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação
A decoração dos dormitórios segue o mesmo padrão das áreas sociais, com paredes claras e marcenaria branca e em tons de madeira. A exceção fica por conta do nicho que abriga a área de trabalho, em azul vibrante. A casa tem 125 m² construídos e está localizada na Vila Olímpia, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!