Decoração

Arquitetura

Integração de espaços: 7 dicas para tornar os ambientes multifuncionais

HAUS
04/03/2022 17:56
Thumbnail

Projeto de Alessandra Gandolfi. | Marcelo Stammer

Integrar os ambientes é uma proposta inteligente cada vez mais usada para agregar várias funções e aproveitar ao máximo os espaços disponíveis. Para privilegiar a comunicação dessas áreas, algumas soluções resultam em benefícios que vão muito além da amplitude. As áreas tornam-se mais fluidas, facilitam a circulação de pessoas e estimulam o convívio social. Concepção de layout, seleção de móveis, itens de décor e até acabamentos são pontos importantes e estratégicos. Confira as dicas e inspire-se!

Multifuncionalidade

Projeto da Sum Architecture.
Projeto da Sum Architecture.
Com 1 mil m², esse projeto do escritório Sum Architecture prioriza a versatilidade para integrar 21 ambientes – todos amplos e conectados com a natureza. O design moderno e escandinavo enaltece uma composição com proporções longilíneas e leves. Destaque para a escada, elemento imponente e multifuncional. Feita com marcenaria em madeira freijó, ela integra os dois andares, ao mesmo tempo que facilita a divisão dos ambientes no térreo.

Mobiliário e layout

Projeto de Janaína Macedo para Sierra Curitiba.
Projeto de Janaína Macedo para Sierra Curitiba.
Neste projeto, da arquiteta Janaína Macedo, o layout foi pensado para uma família que adora cozinhar e receber os amigos. A seleção do mobiliário ajuda a integrar sala de jantar e espaço gourmet. Mesa, cadeiras e banquetas da cozinha, da Sierra Curitiba, possuem uma única linguagem, alinhada tanto com o mix de texturas e cores – tons neutros e dourados –, quanto com diversos itens de iluminação e decoração. O conceito atemporal e intimista é garantido, preservando a estética de cada espaço.

Tapetes

Projeto Gabriela Casagrande com Botteh Handmade Rugs.
Projeto Gabriela Casagrande com Botteh Handmade Rugs.
Peças curinga no décor, os tapetes são uma ótima solução para ambientes integrados. Por ocuparem grande parte do piso, as tapeçarias auxiliam na setorização dos espaços. No projeto da arquiteta Gabriela Casagrande, o tapete Corbusier, da Botteh Handmade Rugs, delimita o living integrado. Usar esse tipo de peça também é uma forma criativa de trazer cor e personalidade para a composição.

Foco na convivência

Projeto Bruna Souza, do BE Studio.
Projeto Bruna Souza, do BE Studio.
As áreas de convivência apresentam diversos espaços em um só ambiente. Elas podem ter diferentes usos, de acordo com ocasiões ou necessidades específicas. O projeto da designer Bruna Souza, do escritório BE Studio, une living, jantar, cozinha, espaço gourmet e ainda possui uma área de leitura e mesa de jogos – todos com vista da praia de Balneário Camboriú. O uso da mesma tabela cromática ajuda a criar uma atmosfera mais aconchegante.

Textura marcante

Projeto Cristina da Luz, com Sudati MDF.
Projeto Cristina da Luz, com Sudati MDF.
Seguindo o conceito de brasilidade, esse projeto assinado pela designer Cristina da Luz busca trazer elementos naturais e texturas que remetem à cultura nacional. A profissional apostou no padrão Carvalho Lino, da Sudati MDF, para ampliar a sensação de acolhimento no espaço, que é totalmente integrado por um painel de MDF no teto.

Acabamento Harmônico

Projeto de Larissa Lóh com MDF Braspan e móveis Gava Ambientes.
Projeto de Larissa Lóh com MDF Braspan e móveis Gava Ambientes.
Aqui, na proposta desenvolvida pela arquiteta Larissa Lóh, o tom sofisticado e moderno conecta closet e banheiro. Os detalhes ganham importância e conversam, de forma harmônica, com as diferentes padronagens dos ambientes. A profissional optou por um closet mais sóbrio, da Gava Ambientes, para trazer personalidade ao espaço. Essa integração ganha destaque com gavetas e prateleiras, com acabamento Grafite Super Matt, da Braspan MDF.

Unidade visual

Projeto de Alessandra Gandolfi.
Projeto de Alessandra Gandolfi.
Neste projeto, assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, o uso do amadeirado facilita a integração entre sala de estar e jantar. O material reveste parte da parede lateral do apartamento, segue emoldurando ambientes e proporciona uma sensação de continuidade.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!