Arquitetura

Iphan vai priorizar cidades históricas da região Sul em 2019

Luan Galani
07/02/2019 14:29
Thumbnail

Vista aérea de Porto Alegre, onde foi anunciada a campanha de valorização do Patrimônio Cultural da Região Sul. Foto: Iphan/Reprodução

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou na manhã desta quinta-feira (7) em Porto Alegre a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas. O intuito é que em 2019 o Iphan e seus parceiros promovam uma série de ações no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No ano anterior tinha sido a vez do Nordeste.
A primeira novidade é que cidade histórica de São Miguel das Missões foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul e, como tal, vai receber uma obra de requalificação urbanística com investimento aproximado de R$ 3 milhões.
Outras ações já programadas são o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a maior festa do Patrimônio Cultural Brasileiro, que acontecerá em Porto Alegre, e o seminário internacional sobre potencial turístico do patrimônio cultural. Haverá também o 6º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial
Ao todo, a região Sul possui mais de 150 bens tombados individualmente e 13 conjuntos urbanos tombados pelo Iphan, além de quatro patrimônios imateriais registrados: a Tava, lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani (RS), o Fandango Caiçara (PR), a Procissão do Senhor dos Passos (SC) e as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS).
Além disso, a região possui cinco bens arqueológicos tombados: a Coleção Etnográfica, Arqueológica, Histórica e Artística do Museu Coronel David Carneiro (PR), Coleção Etnográfica, Arqueológica, Histórica e Artística do Museu Paranaense (PR), Remanescentes do Povo e Ruínas da Igreja de São Miguel (RS), a Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr (SC) e a Ilha do Campeche: sítio arqueológico e paisagístico (SC).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!