Arquitetura

Jayme Bernardo de olho no futuro

Daniela Piva, especial para a Gazeta do Povo
20/07/2014 03:16
Thumbnail

Jayme Bernardo em frente ao edifício 7th Avenue Live & Work, no Rebouças, que irá receber a mostra THÁAD: “será um exercício prático da profissão” | GAZETA

“A arte de vencer é a arte de ser ora audacioso, ora prudente.” A máxima de Napoleão Bonaparte é um dos mantras do arquiteto Jayme Bernardo, 56 anos, um colecionar de petit bronzes do imperador francês. Paulista criado em Loanda, interior do Paraná, Bernardo desenha seus sofisticados edifícios desde os 5 anos de idade. “Sempre gostei de desenhar, mas antes eles não eram sofisticados”, brinca. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), há 32 anos é conhecido por seu traço contemporâneo que conserva a comodidade. “É preciso ser funcional, mas com arte”, diz. Entre projetos comerciais e residenciais de alto padrão e sua linha de mobiliário, Bernardo será curador da primeira Mostra THÁAD, promovida pelo grupo Thá, em parceria com a Gazeta do Povo. A partir do dia 30 de setembro no empreendimento 7th Avenue Live & Work, no Rebouças, serão expostos apartamentos projetados e decorados por times de estudantes do último ano dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de universidades e escolas do Paraná e de Santa Catarina.
Com 32 anos de experiência, como se sente em assumir o papel de curador da mostra, de influenciar a carreira desses estudantes?
Me sinto realizado. Compartilhar meus conhecimentos com esta geração de futuros arquitetos vai me permitir expandir ainda mais meus horizontes. O entusiasmo contagia não só a mim, mas a toda equipe do escritório envolvida neste evento.
De que maneiras o evento pode contribuir para a formação dos futuros arquitetos?
Será um exercício prático da profissão na área de arquitetura de interiores, o contato com fornecedores, o dia a dia da obra e principalmente os desafios que as atividades diárias nos impõem.
Será uma ponte entre as salas de aula e o mercado de trabalho?
Sem dúvida. É uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprendem, muitas vezes, apenas na teoria. Eles irão criar e executar o projeto do início ao fim com um tema específico, como se fosse um cliente. Além do networking que farão com profissionais da arquitetura, fornecedores e imprensa especializada.
Como será feito o acompanhamento dos projetos?
Os alunos terão acompanhamento de todas as etapas do projeto até sua finalização. Nós faremos a avaliação técnica dos projetos e direcionamento das equipes para escolha de fornecedores.
O que os times têm que ter em mente ao desenvolver os projetos?
Trabalhando com grupos tão jovens da arquitetura, esperamos soluções criativas e inovadoras ao mercado, trazendo para esta mostra o sangue novo dos bancos universitários e as tendências modernas.
Qual é a sua dica para quem quer ser um bom profissional?
Uma das coisas que eu sempre digo, é que o arquiteto precisa ser extremamente curioso. Ele tem que saber sobre tudo, tem de ser antenado.
Como foi o início da sua carreira?
Na época que eu comecei, era complicado. O arquiteto não tinha uma posição, principalmente o jovem arquiteto, sofria muito para iniciar. Foi um início de bastante trabalho, mas os resultados foram acontecendo.

Como funciona seu processo de criação?
O escritório tem um departamento de criação. Nós nos reunimos para que possamos resolver o partido. O processo de criação é uma troca muito grande de informação. Estamos sempre buscando, é sempre um grande brainstorming.
Existe moda quando o assunto é arquitetura?
A moda é passageira e na arquitetura, tudo é atemporal. Hoje a arquitetura passa por uma fase do moderno, mas com materiais alternativos. A sustentabilidade é um dos grandes motes do futuro.
Atualmente, quais são os gargalos das universidades de arquitetura e design de interiores?
Acredito que, de maneira geral, falta prática. O jovem estudante não vive o dia a dia de um projeto, da execução. Ele não sabe como funciona um escritório de arquitetura, uma construtora. Na época que estudei, a prática era mais facilitada, porque todos os professores tinham escritório. Todos os professores passavam o dia a dia do trabalho. Hoje, isso não existe tanto. Os professores são muito mais teóricos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!