Oásis

Arquitetura

Renomado arquiteto francês assina resort esculpido em colinas na Arábia Saudita

HAUS
10/11/2020 17:09
Thumbnail
Apontar para o futuro ao mesmo tempo em que se ressalta e valoriza a história do passado da paisagem. Assim pode ser resumido o conceito do projeto do resort que o arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do Pritzker em 2008, assina para a região de AlUla, localizada no noroeste da Arábia Saudita.
Esculpido dentro das colinas rochosas da Reserva Natural de Sharaan, o projeto contempla 40 suítes, três vilas e 14 pavilhões privados com a proposta de "levar os visitantes em uma viagem sensorial e emocional através do tempo".
Isso será feito preservando-se a paisagem local ao mesmo tempo em que se introduz modos de vida modernos às instalações, com o projeto fazendo referência aos modos de vida milenares da civilização nabateu, que trazem projetos monumentais esculpidos em rochas na vizinha Hegra, listada como primeiro Patrimônio Mundial da Unesco na Arábia Saudita.
“AlUla é um museu. Cada uádi [leito de rio no qual as águas correm apenas na estação chuvosa] e escarpa, cada extensão de areia e contornos rochosos, cada sítio geológico e arqueológico merecem a maior consideração. É vital mantermos todas as suas características distintivas e conservarmos sua atratividade, que se baseia em grande parte em seu caráter remoto e ocasionalmente arcaico. Temos que salvaguardar um pequeno mistério, bem como a promessa de descobertas por vir”, diz o arquiteto em nota.
Assim, a proposta contrapõe e une, ao mesmo tempo, a sensação de dureza das rochas ao conforto das poltronas e sofás, a natureza milenar em estado puro às tecnologias voltadas à utilização de energia livre de emissões e a novos padrões de sustentabilidade. O projeto será desenvolvido pela Royal Commission for AlUla (RCU).
A intenção é a de que o Sharaan by Jean Nouvel Resort, como foi batizado, seja uma peça-chave da RCU para desenvolver AlUla como destino global para patrimônio, cultura e ecoturismo.
“Esses conceitos, que mostram a inovação magistral de Jean Nouvel em arquitetura, enfatizam nosso compromisso em desenvolver AlUla como um destino turístico global sem comprometer a história, o patrimônio e a paisagem de AlUla. Somos um destino construído por artistas. Sharaan de Jean Nouvel construirá sobre esse legado para se tornar uma arquitetura paisagística atemporal que durará para sempre - um presente para o mundo”, diz o CEO da RCU, Amr AlMadani, em nota.
A previsão é a de que o projeto seja concluído em 2024 e que, em 2035, a RCU receba dois milhões de visitante anualmente. Assista ao vídeo de apresentação do projeto!
Veja mais imagens do projeto:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!