Arquitetura

Jovem arquiteto de Curitiba vence concurso nacional com proposta para pavilhão em Toronto

HAUS
19/02/2018 14:24
Thumbnail

Arquiteto recém-formado ganhou concurso para um intercâmbio em Toronto ao propor uma pavilhão para a cidade canadense. Imagem: Oliver Uszkurat / Divulgação

O arquiteto curitibano Oliver Uszkurat, 22 anos, foi o vencedor do Concurso Pavilhão Toronto, promovido pela 44 Arquitetura e Skope Intercâmbio Cultural. O prêmio, que recebeu 418 propostas de alunos de todo o país, pretende estimular as boas ideias de estudantes e recém-formados. Como primeiro colocado, Oliver vai participar de um programa de intercâmbio de um mês na cidade canadense.
Pavilhão cultural desenhado por Oliver Uszkurat para a cidade de Toronto.<br>Imagem: Divulgação
Pavilhão cultural desenhado por Oliver Uszkurat para a cidade de Toronto.<br>Imagem: Divulgação
Formado pela Universidade Positivo (UP) no final de 2017Uszkurat teve o desafio de conceber um pavilhão de exposições que valorizasse a cultura de Toronto. Para tanto propôs um espaço dinâmico, permeável e flexível. “Pensei em um pavilhão que fosse apto a receber diversos formatos de eventos, desde pequenas apresentações – que podem ocorrer simultaneamente – até grandes exposições com esculturas, apoio visual e arte”, explica.
Interior do pavilhão desenhado pelo arquiteto curitibano.<br>Imagem: Oliver Uszkurat / Divulgação
Interior do pavilhão desenhado pelo arquiteto curitibano.<br>Imagem: Oliver Uszkurat / Divulgação
Segundo o arquiteto, o espaço contou com a minimização do impacto estrutural, além de iluminação difusa e abundante. “Meu objetivo era colocar a cultura e a arte de Toronto como protagonistas desse espaço”, afirma.

Experiência no exterior 

O intercâmbio do qual Uszkurat participará no mês de julho inclui aulas de inglês, arquitetura e vivência cultural em Toronto. É um programa específico da Skope para jovens arquitetos ou estudantes.  
As aulas são ministradas por Marta O`Brien, professora de Arquitetura nas Universidades de Toronto e Ryerson e na Faculdade George Brown, três importantes instituições de ensino do Canadá.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!