Arquitetura

Por risco de incêndio, Justiça manda USP realizar obra emergencial no Museu do Ipiranga

Folhapress
05/11/2018 19:26
Thumbnail

O Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado desde 2013 e aguardava verba para as obras de restauração e modernização. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil | Rovena Rosa/Agência Brasil

A Justiça paulista mandou a Universidade de São Paulo (USP) realizar obras emergenciais no Museu do Ipiranga devido ao risco de incêndio. Na decisão, o juiz Alberto Munoz, da 13ª Vara da Fazenda Pública, citou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, consumido pelo fogo no último dia 2 de setembro.
“Não se pode admitir que o Museu Paulista [Museu do Ipiranga] seja mais um equipamento público que terminará, como o Museu Nacional do Rio de Janeiro, em cinzas”, escreveu. A decisão judicial determina que a USP, responsável pelo museu, cumpra todas as exigências em 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. O museu está fechado desde 2013.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A determinação atende a um pedido feito em ação civil pública da Promotoria do Meio Ambiente. Refere-se somente à manutenção do prédio e não está relacionada às obras de restauração.
O Ministério Público realizou vistoria no museu e, segundo laudos apresentados à Justiça, constatou rachaduras, trincas ou fissuras em várias salas internas, desde a cobertura até o subsolo, em razão de recalques e movimentação estrutural da edificação. Havia ainda, diz o MP, fios expostos e forros deteriorados, sem tratamento para suportar o fogo, e o sistema de detecção de incêndios estava inoperante.
Entre as medidas determinadas pela Justiça estão ativação dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, garantia de presença permanente de bombeiros civis e o aumento da quantidade de equipamentos de combate a incêndios. Outras ações obrigatórias são desenergização das áreas de risco onde há condutores ou circuitos elétricos desprotegidos e proteção das janelas que estão em processo de deterioração.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Outro lado

A direção do Museu do Ipiranga, vinculada à USP, afirmou por meio de nota que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial. No texto, a direção disse que, após a visita do Ministério Público, realizou por conta própria outra vistoria e decidiu adotar medidas de segurança. Entre elas, citou o desligamento da energia elétrica nos telhados, no sótão e em duas torres. A direção afirmou ainda que descartou materiais inflamáveis que estavam no subsolo, como papel, plástico e baterias, e contratou uma empresa para recarregar os extintores de incêndio.
A administração do museu afirmou ainda que o laudo realizado por uma empresa contratada comprova que não há risco de desabamento e que o projeto executivo do restauro, previsto para o próximo ano, contempla todas as recomendações. Acrescentou que o processo de transferência do acervo está em fase final e que restam cerca de 10 mil itens no museu. Esse serviço inclui vistoria das obras, embalagem, transporte e realocação.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Novo projeto

O Museu do Ipiranga foi fechado em 2013 por conta de risco de desabamento do forro. A previsão de reabertura é em 2022, quando a Independência do Brasil completa 200 anos. A restauração tem previsão de início para 2019 e a estimativa orçamentária é de R$ 100 milhões, investimento que será dividido entre recursos públicos e privados.
Em março de 2018, foi anunciado o projeto vencedor do concurso para restauro e modernização do prédio do museu, assinado pela Hereñu + Ferroni Arquiteto Ltda. Atualmente, a obra está em fase de elaboração do projeto executivo.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!