Lançamento imobiliário

Arquitetura

Juvevê ganha residencial para público 60+ e novo centro de consultórios médicos

Luan Galani
10/08/2021 13:14
Thumbnail

O empreendimento Bioos terá duas torres: uma residencial totalmente adaptada para pessoas 60+ e outra comercial, para escritórios e consultórios médicos. | Construtora Laguna

O bairro do Juvevê, em Curitiba, ganhará até 2025 um empreendimento com duas torres voltado ao público com mais de 60 anos. Será o Bioos, lançamento da Construtora Laguna, que HAUS noticia em primeira mão nesta terça-feira (10). Localizado entre três das principais ruas do bairro - Avenida João Gualberto, Rua Augusto Severo e Rua Nicolau Maeder -, uma das torres será completamente residencial e a outra, logo ao lado, no mesmo terreno, abrigará um novo hub de escritórios e consultórios médicos.
De acordo com André Marin, diretor de incorporação da Laguna, a intenção foi unificar saúde, bem-estar e medicina em um só lugar, para oferecer mais qualidade de vida para as pessoas, especialmente para o público mais maduro. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o número de idosos deve superar crianças e jovens de até 14 anos em 2031. Já em 2050, o Brasil deve ser o sexto país do mundo com mais longevos.
Duas torres do empreendimento Bioos, voltado para público maduro e escritórios da área da saúde.
Duas torres do empreendimento Bioos, voltado para público maduro e escritórios da área da saúde.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Ricardo Amaral e o interior do residencial foi assinado por Flavia Ranieri, arquiteta especialista em geroarquitetura pelo Hospital Albert Einstein. O paisagismo é de Benedito Abbud.
A torre residencial, batizada de Bioos Home, terá 21 pavimentos e 108 unidades, com metragens de 42 m² a 83m², e garagem no subsolo. Os moradores contarão com uma rotina de atividades para o lazer e vivência em comunidade, limpeza e reparo das unidades, além de serviços de assistência básica de saúde e atendimento de cuidado pay per use, conforme a necessidade. Todos os serviços serão oferecidos por empresas especializadas e de referência.
Detalhe do projeto de interiores da unidade residencial, com destaque para móveis soltos e arredondados, assentos não muito profundos, tomadas no alto e bastante iluminação natural.
Detalhe do projeto de interiores da unidade residencial, com destaque para móveis soltos e arredondados, assentos não muito profundos, tomadas no alto e bastante iluminação natural.
Entre as diversas adaptações necessárias para melhor atender o público com mais de 60 anos, destacam-se tomadas inteligentes com desligamento automático para fogão elétrico, botão S.O.S nos apartamentos, sensor de fumaça que automaticamente corta a energia elétrica da unidade particular, porta com 1,10 m de largura, exaustão no banheiro, fechadura eletrônica, piso aquecido, entre outros.
As áreas comuns vão possuir sala de massagem, sala de piano, academia, sala de leitura, petplace, praça da lareira, piscina, horta, sala para artesanato, entre outras áreas que estimulam o convívio.
Área de lazer com piano à disposição.
Área de lazer com piano à disposição.
Os detalhes pensados para as áreas comuns demonstram a atenção para o público 60+: contraste de cores para melhor visualização; iluminação adequada e indicativa; área de descanso no hall dos elevadores dos subsolos; mobiliário adequado na área comum (sem cantos vivos e com braços nas cadeiras); banheiros em todos os pavimentos; e corrimão nos corredores e espaços de permanência.
“Nosso grande objetivo é oferecer um complexo cheio de vida, com várias opções de ambientes que podem ser usados para trabalhar, conviver, descansar, relaxar e cuidar da saúde. Acessibilidade e senso de comunidade são os dois aspectos primordiais para um sênior living, diretamente relacionados ao conceito de aging in place, onde o ambiente oferece segurança e independência aos moradores, respeitando suas limitações”, completa Marin.
Hall de entrada de uma das torres do Bioos.
Hall de entrada de uma das torres do Bioos.

Centro de escritórios e consultórios médicos

Já a torre comercial, apelidada de Bioos Health, será destinada a escritórios e consultórios da área da saúde. Serão 25 pavimentos, com 289 unidades de 19 m² a 56 m², com possibilidade de junção de espaços até 619 m² para consultórios e 508 m² para escritórios.
A torre terá ainda uma área para nove lojas de serviço e conveniência, com metragem que vai de 111 m² a 261 m², e espaço para um hospital dia com centro de diagnóstico por imagem, de 1.261 m² a 1.323 m², com possibilidade de junção até 2.584 m².
Área de lojas e conveniência da Bioos Health.
Área de lojas e conveniência da Bioos Health.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!